A pesquisa de sondagem eleitoral AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (2), confirma a vantagem do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), na disputa para o governo do estado. No cenário em que enfrenta o candidato de continuidade de Claudio Castro (PL), Paes tem 43,9% das intenções de voto; contra 12,4% do deputado Rodrigo Bacellar (União).
Em um segundo cenário apresentado, desta vez tendo como adversário o senador Flávio Bolsonaro (PL), a vantagem do atual prefeito diminui. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado, aparece com 32,8% das intenções de voto, enquanto Paes tem 40%.
O resultado contrasta com o índice de rejeição, no qual 48% afirmaram que não votariam em Flávio Bolsonaro de jeito nenhum; resposta que chegou a 52,7% dos entrevistados em relação a Castro. Paes foi o político menos citado (26,7%), o que demonstra maior popularidade.
AtlasIntel também sondou a eleição para o cargo de senador pelo Rio de Janeiro, em que a população vota duas vezes. Flávio Bolsonaro (22,6%) e a deputada federal do PT Benedita da Silva (17%) têm a maioria do eleitorado fluminense. O cenário se mostrou desfavorável para o governador do Rio, que tem planos de disputar o cargo. Castro (12,4%) aparece em quarta posição, atrás ainda do ex-deputado federal Alessandro Molon (PSB).
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
Na eleição para presidência da República, a pesquisa mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 35% das intenções de voto no Rio de Janeiro, contra 33,5% de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Quando perguntada sobre o desempenho de líderes dos governos nas esferas municipal, estadual e federal, a maioria da população fluminense desaprova o governo Castro (64%) e do presidente Lula (57%). A avaliação das prefeituras ficou equilibrada entre os que aprovam e desaprovam as gestões nos municípios.
A pesquisa AtlasIntel ouviu 2.001 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 25 a 29 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Insatisfação e principais problemas
Para a maioria da população fluminense, a criminalidade (93,5%), a corrupção (49,5%) e o acesso à saúde (36,6%) são os maiores problemas que afetam o Rio de Janeiro. Em uma avaliação do governo estadual por áreas, o resultado repete as preocupações e aponta novamente para o protagonismo da segurança pública nas eleições.
Segundo AtlasIntel, 61% dos entrevistados consideram péssimo o desempenho do governo na área da segurança pública; 22% acham ruim; 10% regular e apenas 6% avaliam como bom. Em seguida, entre os mais mal avaliados, estão o combate à pobreza e políticas sociais, saneamento, habitação e meio ambiente.
Apenas o setor de turismo, cultura e eventos teve melhora na percepção dos entrevistados durante o último ano. As demais áreas de atuação do governo estadual apresentaram piora. De todas, a carga tributária, segundo a pesquisa, teve o pior desempenho, com uma queda de mais de 40 pontos percentuais na opinião da população.
Nesse contexto, 75% acreditam que o estado do Rio de Janeiro está seguindo um mau caminho. Por fim, foi perguntado sobre a preferência em um candidato dê continuidade ao governo ou não: 73,3% preferem votar em alguém que faça uma gestão diferente da atual; 23,7% preferem continuidade; e 2,4% não souberam responder.
Intenção de voto
Pesquisa AtlasIntel perguntou: se esses fossem os candidatos, em quem você votaria nas próximas eleições para governador do Rio de Janeiro?
Cenário 1
Eduardo Paes (PSD) – 43,9%
Rodrigo Bacellar (PL) – 12,4%
Washington Reis (MDB) – 9,8%
Mônica Benício (Psol) – 6,6%
Branco/nulo – 7,1%
Não sei – 3,8%
Cenário 2
Eduardo Paes (PSD) – 40%
Flávio Bolsonaro (PL) – 32,8%
Fabiano Horta (PT) – 5,6%
Washington Reis (MDB) – 4%
Mônica Benício (Psol) 3,6%
Wilson Witzel (PSDB) – 0,6%
Outro – 3,1%
Branco/nulo – 3,6%
Não sei – 1,4%