A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou às 9h desta terça-feira (2), em Brasília, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus apontados como integrantes do núcleo principal da trama que tentou anular o resultado das eleições presidenciais de 2022. Este é o primeiro julgamento da história do Brasil por tentativa de golpe de Estado.
Para este primeiro dia, estão previstas as sustentações orais das defesas e a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, responsável pelas acusações. Os réus respondem por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado por violência e grave ameaça contra patrimônio da União com considerável prejuízo e deterioração de patrimônio tombado.
A Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Judiciária montaram um esquema de segurança reforçado na Praça dos Três Poderes, com uso de cães farejadores, drones, helicópteros e grande efetivo policial para garantir a tranquilidade no STF.
Do lado de fora do tribunal, longas filas de público e profissionais de imprensa se formaram desde as primeiras horas da manhã. A sessão será interrompida para o almoço por volta das 12h e retomada às 14h.
O julgamento seguirá por mais oito sessões, com a votação final prevista para o dia 12 de setembro.