O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros sete integrantes do chamado núcleo 1 do processo sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 entra nesta quarta-feira (3) no segundo dia. Enquanto na véspera houve duas sessões, desta vez, haverá apenas uma, a partir das 9h. O canal do Brasil de Fato no Youtube transmite ao vivo. Confira abaixo:
O julgamento está a cargo da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, composta pela ministra Cármen Lúcia e pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do processo), Cristiano Zanin (presidente da Turma), Flávio Dino e Luiz Fux.
No primeiro dia de julgamento, Moraes leu o relatório que preparou sobre o caso. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também falou, apresentando e reforçando as acusações.
Houve espaço, ainda, para as manifestações das defesas de quatro dos acusados: o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, delator no processo; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o deputado federal e ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem; e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.
Seguindo o cronograma, a sessão desta quarta-feira começa com a manifestação da defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Na sequência, falam os advogados de Bolsonaro.
Se houver tempo, se manifestarão, ainda, os advogados do ex-ministro da Defesa e ex-chefe do Exército Paulo Sérgio Nogueira e do general Walter Braga Netto, que foi ministro da Defesa e da Casa Civil no governo de Bolsonaro.
Após as sessões desta quarta, o julgamento será interrompido por seis dias, sendo retomado na terça-feira (9), em duas sessões, quando começarão a ser apresentados os votos dos ministros do Supremo. A previsão inicial é de que o processo seja concluído na sexta-feira (12).