De 8 a 12 de setembro, Canoas recebe a 14ª edição do Festival de Teatro Popular (Festia), que levará nove espetáculos gratuitos a diferentes espaços da cidade. A programação completa pode ser conferida no site do festival e no instagram oficial. A maior parte das atividades tem classificação etária livre.
Segundo o curador Marcelo Militão, o Festia é fruto de 14 anos de resistência cultural. “Todas as edições foram gratuitas e descentralizadas. Já passaram pelo festival mais de 100 grupos, 120 espetáculos e 70 atividades formativas, envolvendo 15 estados e oito países, com público superior a 100 mil pessoas. Fazemos um trabalho de acesso à arte para todxs, mas historicamente o festival é inviabilizado pelo poder público e pela grande mídia. Em um estado onde não há fomento a festivais, manter essa circulação é quase cruel. Mas seguimos”, afirma.
O festival é realizado pelo Grupo TIA, Casa da TIA – Ponto de Cultura, Prefeitura Municipal de Canoas, Ministério da Cultura e governo federal, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A iniciativa conta ainda com apoio do Sesc Canoas, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita e da Associação Pestalozzi de Canoas.
Programação:
A abertura acontece no domingo (8), às 10h, com um cortejo que parte da Associação Pestalozzi (Av. Guilherme Schell, 6206 – Centro) até o centro da cidade, conduzido pelo artista pernambucano Gugha Távora, que apresentará objetos plásticos recicláveis produzidos com estudantes da instituição.
Às 14h, no teatro do Sesc Canoas, ocorre a cerimônia oficial com entrega do Troféu Gato Preto, criado pelo artista João Máximo, ao coletivo Panapaná, de Canoas. Logo após, às 15h, será apresentado o espetáculo Vasalisa, a Sabida, do Coletivo Catarse | Ponto de Cultura Ventre Livre.
Segunda-feira (9): às 15h, Conta Gota: Histórias D’Água, da Companhia Khaos Cênica, na ONG Chimarrão da Amizade (Bairro Mathias Velho). Classificação livre e intérprete de Libras.
Terça-feira (10): às 15h, Preta, Preta, Pretinha em O Baú das Histórias, de Duda Máximo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santos Dumont (Bairro Niterói). Classificação livre e intérprete de Libras. Às 19h, o Slam Entrevebo acontece na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) São Francisco de Assis (Bairro Mathias Velho), para maiores de 14 anos e com acessibilidade em Libras.
Quarta-feira (11): às 15h, A Magia das Bolhas, da JOB Soluções Culturais, na EMEF Paulo Freire (Bairro Guajuviras). Livre e com intérprete de Libras. Às 19h30, o Grupo Trupi di Trapu apresenta Carolina e Outras Vozes, na EEEM André Leão Puente (Centro).
Quinta-feira (12): às 15h, a Associação Pestalozzi recebe Reprises Circenses, pesquisa do Grupo de Estudos O Palhaço, a Cena e a Rua. Livre e com intérprete de libras. O encerramento será as 20h, no Sesc Canoas, com o espetáculo Habite-me, da artista Carolina Garcia.