Neste domingo (7), das 12h às 18h30, Brasília recebe o Caminhos de Exu, evento que celebra a cultura afro-brasileira. Repleta de música, a programação vai agitar a cidade durante o dia. A concentração se inicia na Infinu, localizada na 506 Sul, com a apresentação de DJ Vini Black, e segue com apresentações de Ludi Um e da Banda Makumbá com Kika Ribeiro.
Em seguida, o público participa de uma caminhada até a Biblioteca Demonstrativa, na 507 Sul, acompanhados pelo grupo percussivo Batalá, onde acontece a entrega de oferendas e de alimentos não perecíveis. Ainda no local, representantes da Fundação Palmares farão uma roda de conversa sobre a importância de lutar contra o racismo religioso.
O evento retorna à Infinu para a Saravada com Mãe Francys e seus Ogans, seguida do Samba aberto com Banda Makumbá e Rafael Maculelê, encerrando o encontro em clima de celebração coletiva.
O encontro Caminhos para Exu surge como um chamado para celebrar, desmistificar e reafirmar a importância de Exu dentro das tradições de matriz africana, rompendo preconceitos e abrindo espaço para um diálogo mais profundo sobre ancestralidade, fé e cultura, argumenta a cantora e organizadora da atividade Kika Ribeiro.
Programação completa:
12h: Concentração na Infinu
13h às 15h: Apresentações musicais
15h às 15h30: Início da caminhada
15h30: Doações de alimentos não perecíveis
15h45 às 16h15: Saravada coletiva
16h30 às 17h: Retorno para a Infinu
17h às 18h30: Samba de roda e finalização do evento