O espetáculo Ara Ti o Jo, Corpos que Dançam estreia no Brasil nos dias 12 e 13 de setembro, no Teatro Brincante, em São Paulo. A montagem reúne artistas brasileiros e da Colômbia em uma celebração da memória afrodiaspórica como força de resistência, com dança, música e artes visuais.
Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, nesta sexta-feira (5), o criador e dançarino pernambucano Alisson Lima explica que parte do processo foi feita à distância, mas, nesta semana, os convidados colombianos chegam ao país para os ensaios finais.
“Andrea Bonilla, que é a bailarina convidada para esse trabalho, chega no domingo [7]. E o Hugo Farley, que é um músico também colombiano que toca marimba, chega na quarta-feira [10]. (…) Aqui no Brasil, contamos com toda a equipe de apoio, de produção, assessoria, e um um músico convidado também, que já faz parte desse formato solo, que é o Filpo Ribeiro, rabequeiro”, conta.
Ele relata que a ideia de unir Brasil e Colômbia nasceu da experiência da produtora cearense Elisa Carvalho, que morou no país vizinho. “Surgiu essa necessidade de juntar essas culturas e ver o que tem de fato de semelhança entre essas culturas afro-brasileiras e afro-colombianas”, aponta o artista.
Para Lima, a interlocução entre os países é também uma forma de reafirmar vínculos entre povos que compartilham histórias semelhantes da diáspora africana. “Vamos trazer esse corpo afro-colombiano e essa música afro-colombiana para dialogar com as nossas matrizes. Eu acho que vai ser uma junção muito importante, muito potente, para reforçar esse vínculo das Américas”, avalia.
O espetáculo conta com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), fundamental, segundo ele, para garantir que produções populares e afro-latino-americanas sejam viabilizadas. “Acho importante ter esses incentivos, não só pela questão de podermos pagar os profissionais que estão trabalhando na equipe, mas para reforçar essa difusão e valorização da nossa arte”, celebra.
As apresentações serão gratuitas. O link para a retirada de ingressos, pela plataforma Sympla, será disponibilizado na próxima segunda-feira (8) nas redes sociais do Teatro Brincante e de Alisson Lima (@alissonlima.dance, no Instagram). “Espero que o público embarque numa viagem ancestral desses dois países. (…) Estão todos convidados”, diz.
Na Colômbia, os espetáculos estão previstos para novembro, com apresentações em negociação com a Pontifícia Universidad Javeriana de Cali.
Serviço
Espetáculo Ara Ti O Jo, Corpos que Dançam
- 2 e 13 de setembro de 2025
- Teatro Brincante — Rua Purpurina, 412 – Vila Madalena – São Paulo
- Às 21h, dia 12 de setembro (sexta) / às 20h, dia 13 de setembro (sábado)
- Entrada gratuita / Lotação: 100 lugares
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.