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Dia da Alfabetização

‘Incompreensível país de Paulo Freire ter índice de analfabetismo muito alto’, critica professor da USP

Brasil tem 9,1 milhões de analfabetos e 29% da população em situação de analfabetismo funcional

08.set.2025 às 19h36
São Paulo (SP)
Adele Robichez, José Eduardo Bernardes e Larissa Bohrer
Sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Divulgação/Prefeitura Municipal de Jacareí

No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta segunda-feira (8), o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Cara critica a negligência histórica do Brasil com o tema. “É completamente incompreensível que no país de Paulo Freire, que foi o maior pensador da alfabetização e da educação ao longo da vida dos adultos, referência global, o índice de analfabetismo absoluto seja ainda muito alto”, afirmou ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 9,1 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever em 2024, o que corresponde a uma taxa de 5,3% da população adulta. Além disso, o Indicador de Analfabetismo Funcional (Idaf) do último ano indica que cerca de 29% da população brasileira era considerada analfabeta funcional.

O pesquisador ressalta que o impacto da alfabetização, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vai para além da sala de aula. “Uma criança que tem contato com um adulto que volta para a escola (…) quase sempre tem um desempenho escolar muito satisfatório porque vê que a família valoriza a educação”, explica.

Ele explica que o analfabetismo funcional gera um problema em todos os níveis de ensino. “Se você chega até a universidade e está em situação de analfabetismo funcional, é um problema, concretamente, de algo que não ocorreu na educação básica. […] Isso é gravíssimo”, afirma.

Cara lembra ainda que o aprendizado não é cumulativo e exige estímulo constante. “Quantas vezes uma pessoa estuda um idioma estrangeiro e, pelo fato de não praticar, tem muita dificuldade de retomar o uso da língua? Essa é a prova de que o aprendizado não é cumulativo”, compara.

Mudanças climáticas e desigualdades regionais

O professor destaca que a crise climática impõe novos desafios à educação, como no Rio Grande do Sul, onde enchentes inviabilizaram aulas em 2024. “As mudanças climáticas trazem inúmeros desafios para o aprendizado, tanto na inviabilização do curso normal das aulas […] como também a climatização das salas de aula não permite um aprendizado”, diz.

Ele também ressalta que as desigualdades regionais ampliam a exclusão educacional. “[O Norte] é uma região que ainda está muito pautada em processos de corrupção, […] tem um garimpo mobilizado pelo crime muito estruturado, […] diante do fato de que o Brasil não respeita as populações indígenas, tampouco as ribeirinhas. Isso resulta em uma região que tem pouco acesso à educação, comparado com as outras regiões”, exemplifica.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Felipe Mendes

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