O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (8) que os países Brics se tornaram vítimas de uma “chantagem tarifária injustificada e ilegal” por parte dos EUA.
A declaração aconteceu durante uma reunião por videoconferência com os chefes de Estado do bloco, realizada nesta segunda-feira por iniciativa do presidente brasileiro.
A cúpula virtual teve uma duração de 1h30 e contou com a participação dos líderes de China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia, África do Sul, além do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, do chanceler da Índia e do Vice-Ministro das Relações Exteriores da Etiópia.
Durante a reunião, Lula afirmou que os EUA realizam práticas comerciais injustificadas e ilegais. De acordo com ele, “a chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas”.
“A imposição de medidas extraterritoriais ameaça nossas instituições. Sanções secundárias restringem nossa liberdade de fortalecer o comércio com países amigos”, disse Lula.
“O comércio e a integração financeira entre nossos países oferecem opção segura para mitigar os efeitos do protecionismo. Possuímos inúmeras complementaridades econômicas. Juntos, representamos 40% do PIB global, 26% do comércio internacional e quase 50% da população mundial”, completa.
Nesse contexto, Lula destacou a representatividade do grupo Brics, afirmando que os seus membros têm a “legitimidade necessária para liderar a refundação do sistema multilateral de comércio em bases modernas, flexíveis e voltadas às nossas necessidades de desenvolvimento”.
De acordo com o presidente brasileiro, o “Sul Global tem condições de propor outro paradigma de desenvolvimento e de refutar uma nova Guerra Fria”.
Irã propõe ‘frente comum do Brics contra sanções ocidentais’
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, por sua vez, afirmou que, em meio às crescentes restrições econômicas impostas por potências ocidentais, o Brics pode atuar de forma coordenada para proteger seus membros.
“Essas políticas não apenas ameaçam os interesses nacionais de países independentes, como também interrompem a cooperação global e impossibilitam o desenvolvimento sustentável”, declarou Pezeshkian.
O serviço de imprensa do Kremlin não detalhou o conteúdo da participação do presidente Vladimir Putin, apenas comunicando que “foram discutidas as questões de cooperação entre os países-membros do Brics nas esferas comercial, econômica, financeira, de investimentos e outras, levando em conta a situação atual da economia global”.
Já o presidente da China, Xi Jinping, defendeu o fortalecimento do multilateralismo e da cooperação Sul-Sul durante a cúpula virtual dos Brics realizada nesta segunda-feira (8). Em discurso dirigido aos demais líderes do bloco, o líder criticou o avanço do “hegemonismo, unilateralismo e protecionismo” no cenário internacional.