Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

RETROCESSO

ALMG discute PEC que abre caminho para privatização da Copasa em meio a resistência da oposição

Mudança na tática do governo agora mira empresa de saneamento, mas enfrenta resistência popular

09.set.2025 às 16h20
Belo Horizonte (MG)
Lucas Wilker
ALMG discute PEC que abre caminho para privatização da Copasa em meio a resistência da oposição

Hoje (9), o governo Zema apresentou um substitutivo ao projeto de lei que trata da privatização da Copasa - Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta terça-feira (9), mais uma reunião extraordinária para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023. A medida, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), altera dispositivos constitucionais para retirar a necessidade de referendo popular para privatização de empresas públicas mineiras.

O alvo dessa vez é a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), após negociações entre os líderes da ALMG que tiraram a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) dessa tratativa. 

:: Acompanhe o podcast Visões Populares e fique por dentro da política, cultura e lutas populares de MG e do Brasil :: 

Isso ocorre em meio à tentativa do Estado de aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que prevê a federalização da companhia como forma de abater parte da dívida de Minas com a União. A votação do parecer favorável, relatado pelo deputado Thiago Cota (PDT), deve ocorrer nesta quarta-feira (10).

Hoje (9), o governo Zema apresentou um substitutivo ao projeto de lei que trata da privatização da Copasa. A nova versão estabelece que os recursos obtidos com a venda sejam obrigatoriamente destinados ao pagamento da dívida pública mineira. A estimativa é que o valor da estatal seja de R$ 4 bilhões.

Oposição critica retirada de direitos

Parlamentares da oposição afirmaram que a PEC representa um “retrocesso constitucional”, ao retirar da população o direito de se manifestar, por meio de referendo, sobre a privatização de estatais estratégicas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O deputado Ulysses Gomes (PT), líder do bloco Democracia e Luta, destacou, durante a reunião, que o tema deve ser tratado como um direito fundamental.

“É possível discutir a dívida de Minas sem vender um patrimônio essencial à população. Se for necessário debater a privatização, que seja garantindo ao cidadão o direito de opinar”, observou.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) afirmou que o governo mudou sua estratégia para tentar avançar com a pauta.

“Estamos em alerta. A mudança de tática é dividir as discussões e focar na Copasa. Sem pressão popular, essa proposta pode avançar”, chamou a atenção. 

Na mesma linha, a deputada Bella Gonçalves (Psol) acusou o governo de “especular financeiramente” com a estatal.

“Se a ALMG aprovar a privatização, as ações da Copasa vão despencar, abrindo espaço para a venda a preço de banana. Isso não resolverá a dívida de Minas”, criticou. 

Questionamentos jurídicos

O deputado Professor Cleiton (PV) levantou dúvidas sobre a constitucionalidade da proposta. Ele citou o princípio da “proibição do retrocesso” e defendeu que o referendo e o quórum qualificado de três quintos sejam mantidos.

“Quando retiramos uma garantia constitucional sobre um bem essencial como a água, estamos voltando atrás em direitos já conquistados pelo povo”, sinalizou. 

Mobilização popular

A reunião foi acompanhada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição Água e Serviços Esgotos do Estado de MG (Sindágua), Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro) e outras entidades sindicais, que convocaram trabalhadores da Copasa e a sociedade civil a manterem presença na ALMG. As categorias defendem que a privatização do saneamento e da energia trará aumento de tarifas e perda de qualidade nos serviços.

A expectativa é de que, após a votação do parecer na CCJ, a PEC siga para uma comissão especial antes de ser analisada pelo plenário. O tema promete intensificar a disputa entre governo e oposição nas próximas semanas.

Editado por: Ana Carolina Vasconcelos

Veja mais

ficção e memória

Patrimônio histórico do Recife, Cinema São Luiz reabre para pré-estreia de O Agente Secreto

SAÚDE COLETIVA

Parceria entre Cebrapcam e Insa promete avanços para cannabis medicinal no Semiárido paraibano

'queremos moradia'

Moradores de áreas que sofreram derrubadas fazem manifestação e exigem inclusão no Plano Diretor

prevenção

Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro

Tradição

‘Festa histórica’: Povo Xokó, de Sergipe, celebra 46 anos de retomada do território

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • Rússia
    • EUA
    • Cuba
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.