A Floresta Nacional de Brasília (Flona) foi atingida na tarde desta terça-feira (9) por mais um incêndio. O fogo iniciou por volta das 13h e atingiu a área de chácaras (Núcleo Rural dos Currais), perto da Gleba 1 da unidade.
A operação mobilizou instituições que integram o Plano de Prevenção de Combate à Incêndios Florestais (PPCIF), como Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Ibama/Prevfogo, Instituto Brasília Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
De acordo com os ICMBio, foram mobilizados cerca de 160 profissionais, dentre brigadistas, servidores e bombeiros militares; um helicóptero e um avião Nimbus foram disponibilizados para a operação.
Ainda conforme o órgão, a área estimada atingida pelo incêndio é de 220 hectares. Durante o combate ao incêndio, não foram contabilizados animais feridos. No momento, o fogo está sob controle, isto é, ainda não está extinto, mas está sob vigilância.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), entre os dias 1º a 8 deste mês foram registrados 219 ocorrências de incêndio em vegetação, totalizando aproximadamente 1.856 hectares queimados.
Para prevenir os incêndios a corporação reforça:
Não queime lixo, folhas secas ou restos de poda;
Evite o uso do fogo para limpeza de terrenos;
Não descarte bitucas de cigarro acesas em áreas com vegetação seca ou às margens de estradas;
Se estiver acampando, só faça fogueiras em locais permitidos e sempre apague totalmente antes de sair;
Em propriedades rurais, mantenha aceiros (faixas sem vegetação) ao redor de plantações, pastos e construções;
Evite o acúmulo de vegetação seca próximo a casas, postes, cercas e estradas;
Converse com familiares, vizinhos e funcionários sobre os riscos e formas de prevenção;
Em caso de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.