Em meio a um mundo marcado pela aceleração, pelo excesso e pelo ruído, o cantor, compositor e multi-instrumentista Marcos Jobim apresenta o projeto Singelinha, uma obra que convida à contemplação e à escuta profunda. O álbum será lançado oficialmente nesta quinta-feira (11), dentro da programação do projeto Mistura Fina. O show gratuito ocorrerá às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher, centro de Porto Alegre (RS).
O trabalho transita entre a canção popular e arranjos de inspiração camerística (música erudita tocada por um pequeno grupo de músicos ou vozes). Sobem também ao palco Pablo Schinke (violoncelo), Miriã Farias (violino), Ariane Rovesse (clarinete), Bruno Coelho (percussão), André Mendonça (contrabaixo), Sabryna Pinheiro (trombone), Taís do Nascimento (tuba) e participação especial da cantora Betina Pegorini. A cenografia é assinada por La Negra Ana Medeiros e a iluminação é de Carlos Azevedo.
Mais do que uma obra musical, Singelinha propõe um respiro estético e existencial. Ela nasce como resposta à aceleração, ao excesso e à sobreposição de ruídos, propondo o silêncio e o amor como formas de resistência. “Na pressa de viver mais, corremos para a morte. Falta tempo para absorver cada experiência, falta silêncio para sentir”, resume Jobim, reforçando a ideia central do álbum: desacelerar para perceber.

A proposta estética tensiona o caos cotidiano, evidenciando o silêncio como elemento estruturante e contraponto essencial ao som. Entre harmonias refinadas, melodias fluídas e versos que falam de amor como força de resistência à brutalidade do mundo, Singelinha se constrói sobre três pilares temáticos: a contemplação das sensações, a eloquência do silêncio e o amor como forma de resistir.
O álbum reúne uma equipe de músicos talentosos que contribuem para a riqueza estética da obra. A produção musical é assinada por Pablo Schinke, que também cuidou dos arranjos, tocou violoncelo e assumiu a mixagem. A masterização é de Marcos Abreu. Ao lado de Marcos Jobim, responsável pelas composições, voz e violão, o time inclui Ana Schmidt (violino), Ariane Rovesse (clarinete), Bruno Coelho (percussão), Edu Martins (contrabaixo), Sabryna Pinheiro (trombone), Wilthon Matos (tuba) e Walter Schinke (contrabaixo na faixa Singelinha (Camerata)). A cantora Betina Pegorini participa com sua voz na faixa Clarice. As gravações ocorreram no estúdio Bira.
A apresentação conta com audiodescrição realizada pela OVNI Acessibilidade Universal. Com realização da Primeira Fila Produções em correalização com o Multipalco Eva Sopher, o Mistura Fina conta com patrocínio da Bistek e da CEEE Equatorial, por meio do financiamento do Pró-Cultura RS.
Agenda de shows
Reconhecido pela originalidade e pela sutileza, Marcos Jobim é coautor do duo Cruz & Jobim, com o qual lançou o EP Solidão e o álbum Desencontro, trabalhos que se destacam pela busca de novos caminhos para a música brasileira sem perder a raiz da tradição. Em 2022, lançou o primeiro disco solo, Ensaio Sobre A Vida E O Tempo, com oito faixas, mesclando uma sonoridade contemporânea, progressiva, com pitadas de bossa nova e jazz. Em carreira solo, já lançou sete singles e o EP Em Estúdio – Ao Vivo, reafirmando sua versatilidade artística.
Além da apresentação no Mistura Fina, Marcos Jobim cumpre agenda de shows nos meses de setembro e outubro, com destaque para o Museu do Clube da Esquina, em Belo Horizonte, em 27 de setembro, e para o A Palo Seco CB, em Porto Alegre, em 05 de outubro, dentro do projeto Domingo Autoral (selecionado via edital).
Serviço
Mistura Fina apresenta: Marcos Jobim no lançamento do álbum ‘Singelinha‘
Data: 11 de setembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher | Praça da Matriz, s/n°, Porto Alegre/RS
Quanto: Entrada gratuita.