As tropas russas realizaram um grande ataque na vila de Yarovaya, na região de Donetsk, no leste ucraniano, na manhã desta terça-feira (9). De acordo com o ministro do Interior, Igor Klimenko, 23 pessoas foram mortas. A Rússia ainda não comentou o ataque.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o bombardeio atingiu uma área civil, enquanto ocorria a distribuição de aposentadorias para os moradores na vila local.
“Um ataque aéreo russo brutal contra a vila de Yarovaya, na região de Donetsk. Direto contra pessoas. Civis comuns. No momento em que as aposentadorias estavam sendo distribuídas. De acordo com informações preliminares, o número de mortos é superior a 20 pessoas. Sem palavras”, disse Zelensky.
A Administração Militar Regional de Donetsk publicou um comunicado pedindo aos moradores da região que evacuem para áreas mais seguras da Ucrânia.
O distrito de Kramatorsk está localizado próximo à linha de frente do conflito russo-ucraniano e a a vila de Yarovaya fica 40 km ao norte de Slavyansk. De acordo com a polícia local, “a distância de Yarovaya até a linha de combate é de cerca de 8 km”.
A Rússia, por sua vez, ainda não comentou os ataques realizados em Donetsk, mas, na véspera, a vila de Yarovaya foi citada no briefing do Ministério da Defesa russo como um alvo militar, onde supostamente estariam atuando “mão de obra e equipamentos de três brigadas mecanizadas das Forças Armadas Ucranianas”.
Ataque ucraniano em Sochi mata 1 civil
A Ucrânia também realizou um ataque de drones na noite da última segunda-feira (8), deixando uma pessoa morta na cidade russa de Sochi.
De acordo com o governador da região de Krasnodar, Veniamin Kondratyev, “um homem morreu após os fragmentos de um drone atingirem o que ele dirigia”.
De acordo com informações preliminares, os drones danificaram cerca de seis residências. Serviços de emergência e especiais estão trabalhando no local, acrescentou o governador local.