Fortaleza sediou, entre os dias 8 e 10 de setembro, o 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC). O evento, realizado no Sindicato dos Bancários do Ceará, reuniu mais de 300 participantes de diferentes regiões do país para debater os rumos da comunicação no Brasil e eleger a nova Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
A programação contou com três painéis centrais: “A luta pela democratização da comunicação: qual o projeto para o Brasil?”, “Enfrentando as grandes plataformas: regulação e soberania” e “A luta das trabalhadoras e dos trabalhadores em tempos de inteligência artificial”. Além dos debates, houve atividades autogestionadas conduzidas pelos próprios participantes. Os painéis estão disponíveis no canal do canal no Youtube do FNDC.
Nacelio Santos é comunicador popular da rádio Som da terra FM, do assentamento Bonfim Conceição, no município de Santana do Acaraú, Ceará, e militante do MST foi um dos participantes do ENDC. “Essa é a primeira vez que participo e o que sinto é um sentimento de agradecimento pela oportunidade que tive em participar de um encontro de uma abrangência nacional com temas de importância relevantes para o fortalecimento da comunicação em nosso país”.
Santos fala sobre a importância desse momento. “Tem uma grande importância para cada um que esteve participando, pois tivemos a oportunidade de ouvir tantos debates importantes que nos motivaram a cada vez mais fortalecer a comunicação popular e, também, nos desafiar a estar sempre atentos à conjuntura sobre as mudanças tecnológicas dos últimos tempos na comunicação”.
Como um dos momentos mais marcantes do encontro, Santos destaca o tema da Inteligência Artificial, “o quanto temos de desafios em nos apropriar e perceber seus benefícios, mas, principalmente, também as suas contradições”.
Eleição da nova coordenação
No último dia do encontro, foi realizada a 26ª Plenária Nacional do FNDC, que elegeu a Coordenação Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal para o biênio 2025-2027. A jornalista Katia Marko, editora-chefe do Brasil de Fato RS, integrante do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, foi eleita coordenadora geral.
Segundo Marko, o desafio da nova gestão será recolocar a democratização da comunicação no centro das pautas sociais e políticas: “temos um grande desafio com a regulação das big techs, o impacto da inteligência artificial no trabalho e a necessidade de atualizar o projeto de comunicação para o país. Também precisamos enfrentar os monopólios e garantir o cumprimento do que já está previsto na Constituição sobre o financiamento da comunicação pública e comunitária”, afirmou.
Entre as prioridades da nova coordenação, estão a reorganização dos comitês estaduais do FNDC, o fortalecimento da comunicação popular e a articulação de uma agenda nacional sobre regulação da mídia e das plataformas digitais.

Confira os nome que irão compôr a Coordenação Executiva do FNDC para o próximo período:
- Coordenação Geral – Katia Marko Núcleo (Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC) – RS
- Secretaria Geral – Helena Martins (DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia) – CE
- Secretaria de Finanças – Larissa Gould (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé) – SP
- Secretaria de Organização – Caroline Beraldo Evangelista (UJS – União da Juventude Socialista) – SP
- Secretaria de Formação – Luiz Carlos Vieira (CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) – SC
- Secretaria de Políticas Públicas – Renata Mafezolli (FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas) – DF
- Secretaria de Comunicação – Tadeu Porto (CUT – Central Única dos Trabalhadores) – MG
Representando entidades nacionais e os comitês regionais do Fórum, o Conselho Deliberativo foi definido com a seguinte composição:
- CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Douglas Cristóvão de Melo (SP)
- ABRAÇO – Geremias dos Santos (MT)
- CFSS – Leonardo do Koury (MG)
- CCLF – Marcelo Dantas (PE)
- Movimento Brasil Popular – Carol Lima (SP)
- Federação Livre – José Lamartine de Vasconcelos (PE)
- MNU – Kim Lopes (CE)
- FNDC/PA (Região Norte) – Moisés Alves de Souza (BARÃO) – PA
- FNDC/RS (Região Sul) – Leonardo Rodrigues Echevarria (CPERS/Preto) – RS
- FNDC/SP (Região Sudeste) – Hector Batista (UEE-SP) – SP
- FNDC/DF (Região Centro-Oeste) – Letícia Vieira Montandon (SINPRO) – DF
- FNDC/CE (Região Nordeste 1 – PI, MA e CE) – [a definir]
- FNDC/PB (Região Nordeste 2 – PB, PE e RN) – Lucia Figueiredo (SINTAC) – PB
- FNDC/BA (Região Nordeste 3 – AL, BA e SE) – [a definir]
Conselho Fiscal
- Titulares – Taz Assunção (ICETEC Brasil/FNDC-SC) – SC, Fernando Antônio Gonçalves de Lima (CONDSEF) – PE, José Antônio (FITERT) – SP
- Suplentes – Cláudia Maria de Morais (Frentex/FNDC-PR) – PR, Rafael Heliodoro (SINTEP/FNDC-MT) – MT
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::