Organizações solidárias à causa Palestina realizam neste sábado (13), às 10h, um ato em frente a Embaixada de Israel, em Brasília, em apoio à Flotilha Global Sumud para Gaza (GSF), que leva ajuda humanitária para os palestinos. A mobilização é internacional e também será realizada em outras cidades brasileiras como Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Recife, Natal, entre outras.
A Flotilha navega pelo Mediterrâneo com o objetivo de furar o bloqueio marítimo imposto ilegalmente por Israel à Faixa de Gaza. A missão reúne mais de 20 barcos e delegações de 44 países. Do total, cerca de 20 ativistas são brasileiros, incluindo Thiago Ávila, o sindicalista Bruno Gilga Rocha, a vereadora de Campinas Mariana Conti (Psol), Mohamad El Kadri, coordenador do Fórum Latino Palestino, a educadora Carina Faggiani e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).
Ataques
Membros da flotilha de ativistas e ajuda humanitária para Gaza afirmaram que mais um de seus barcos foi atacado na noite de terça-feira (9) perto da Tunísia. A suspeita é de um ataque com drone, um dia após denúncia de um incidente similar. O primeiro ataque a uma das embarcações foi registrado na segunda-feira (8), um dos barcos foi atingido por um drone em águas tunisianas.
A manifestação também pretende pressionar o governo brasileiro a romper relações diplomáticas e comerciais com o país. “Aqui no Brasil, é urgente que nos mobilizemos, exigindo a ruptura das relações entre Brasil e Israel e o fim das exportações de petróleo e aço que alimentam a máquina de guerra sionista, responsável por aterrorizar o povo palestino”, diz trecho da convocação.
Veja as cidades que realizam atos em apoio à Flotilha
Serviço
Ato em solidariedade à Flotilha rumo a Gaza
Sábado, 13 de setembro, às 10h
Embaixada de Israel (St. de Embaixadas Sul 809 Lote 38 – Asa Sul) – Brasília (DF)