Três pesquisas realizadas após o primeiro debate eleitoral entre os candidatos presidenciais das eleições no Chile mostraram uma manutenção do cenário de empate técnico entre a governista Jeannette Jara, ex-ministro do governo de Gabriel Boric e candidata do Partido Comunista, e José Antonio Kast, do Partido Republicano, representante da extrema direita.
Em duas delas, a candidata comunista aparece ligeiramente à frente do extremista. É o caso da medição da consultora Criteria, na qual Jara tem 29% das intenções de voto contra 27% de Kast. A terceira colocada é Evelyn Matthei, do partido União Democrata Independente, também de direita, que aparece com 13%.
Em outra pesquisa, realizada pelo instituto Cadem, Jara conseguiu 26% das intenções, enquanto Kast tem 25% e Matthei fica com 18%.
Porém, em uma das medições, promovida pela consultora Panel Ciudadano, Jara e Kast aparecem realmente empatados com 24% das intenções, enquanto Matthei aparece com 16%.
Jeannette Jara, do Partido Comunista, e José Antonio Kast, do Partido Republicano, lideram as pesquisas eleitorais no Chile
Reprodução de tela / El Mostrador
Medições destoantes
Também há duas pesquisas realizadas após o debate que mostram diferenças amplas, só que com líderes diferentes.
A pesquisa da consultora LCN mostra Jara com 36,2%, mais de dez ponto à frente de Kast, que fica com 24,7%. Matthei aparece com 20,2%.
Já a B&W coloca Kast em primeiro, com 31,6% e uma vantagem de quase seis pontos sobre Jara, que fica com 25,7%, enquanto Matthei tem 17,9%.
Vale lembrar que o primeiro turno das eleições presidenciais chilenas acontecerá no dia 16 de novembro. Caso seja necessário um segundo turno, ele deve ocorrer em 14 de dezembro.