Porto Alegre recebe no próximo dia 20 de setembro a 4ª edição do Festival Porongos, evento que reúne música, teatro, dança e manifestações da cultura negra gaúcha. A programação acontece na quadra da Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1567), das 13h às 22h, com entrada gratuita.
Criado em 2018, o festival nasceu como alternativa às comemorações tradicionalistas do estado, apostando na democratização do acesso à arte e na valorização da ancestralidade. “O Festival Porongos vem se afirmando como território negro. Buscamos contemplar a maior diversidade de ritmos para mostrar o quão diversa é a nossa cultura”, explica Thaise Machado, idealizadora e diretora criativa.
A abertura dos portões está marcada para 12h45, seguida de saudações da organização e da anfitriã Imperadores do Samba. O espetáculo teatral O Lanceirinho Negro, inspirado no livro da escritora Angela Xavier, abre as apresentações às 13h30.
A programação musical inclui o grupo Sambas de Protesto, a cantora Marietti Fialho com Os Viajantes na Terra, e o rapper Zilladxg, destaque em festivais como Rap In Cena, Morrostock e Sofar Sounds. A artista Rosa Nikka, que lançou recentemente o EP A Flor do Pampa, apresenta um show que mescla pop, bandinha, cantos afro-religiosos e pagodão baiano.
O evento ainda terá uma Gira de Vogue Femme, reunindo performers de diversas casas de vogue de Porto Alegre. O encerramento ficará por conta da DJ e pesquisadora musical N.I.N.A., referência nacional na cena do grime e drill, conhecida também pelo projeto Poetisas no Topo. A despedida será em ritmo de samba com a Imperadores do Samba.
“A arte sempre foi uma das principais ferramentas para a população negra se manifestar e denunciar o racismo. Assim, nasceu o nosso festival”, completa Thaise Machado.
O Festival Porongos é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), pelo PRÓ-Cultura RS e pelo Ministério da Cultura. Além de apresentações, promove oficinas voltadas à formação de artistas e à criação de redes para fortalecer a indústria cultural negra no Rio Grande do Sul.