Na noite desta quinta-feira (18), o Pátio de São Pedro recebe um desfile de moda com foco na diversidade, a partir das 18 horas. O evento marca a conclusão da oficina Inclusão e Diversidade na Moda: Sonhos que se realizam numa passarela, conduzida pela veterana e pioneira das passarelas do Recife, Marta Reis. O desfile é seguido de um show do Afoxé Oyá Alaxé, como parte da programação da Quinta Nagô. O Pátio de São Pedro fica no bairro de São José, área central da capital. O evento é gratuito e aberto.
O Pátio está com um ponto de arrecadação de quilos de alimentos a serem doados para a Casa do Pão, nova instituição de caridade instalada no bairro de Santo Antônio e ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, da Igreja Católica.
O desfile traz as 18 alunas do curso, a maioria delas integrantes de agremiações culturais do Recife, celebrando a autoestima, a diversidade e a cultura popular. Realizado nas primeiras semanas de setembro, o curso foi facilitado pela modelo Marta Reis, com mais de 40 anos de passarelas de moda e do carnaval. “A ideia é mostrar a cada uma o seu potencial. Para isso, primeiramente ela tem de se conhecer e se amar. Depois vem a parte técnica, onde esse amor próprio transborda”, explica Marta. A postura e a elegância são valores atemporais na profissão de modelo.
Os relatos das alunas são de que o aprendizado foi além da técnica. Mariana Nunes, de 24 anos, cantora na Ciranda Rosa Vermelha, diz que ganhou segurança para enfrentar testes. “Aprendi a olhar mais para mim, me valorizar. A aceitação do corpo é muito importante. Agora quando eu pisar na passarela vai ser diferente”, pontua.
O curso e o evento foram viabilizados com recursos públicos federais, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, através de seleção realizada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, em parceria com o Centro de Design do Recife e o Afoxé Oyá Alaxé.