O cientista político e professor Paulo Niccoli Ramirez alerta que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem pela Câmara dos Deputados e a tramitação do Projeto de Lei (PL) da Anistia aos golpistas de 8 de janeiro representam uma ameaça direta ao regime democrático brasileiro. Para ele, a estratégia da extrema direita repete o processo que permitiu a chegada ao poder dos líderes Benito Mussolini (1883-1945), da Itália fascista, e Adolf Hitler (1989-1945), na Alemanha nazista.
“Muita gente acha que fascismo e democracia são antípodas, elementos opostos radicalmente. Mas não podemos esquecer que tanto o fascismo de Mussolini quanto o nazismo de Hitler chegam ao poder pelas vias democráticas, usurpando as regras do jogo, mudando essas regras gradualmente. É isso que os bolsonaristas têm feito”, afirma, em entrevista ao programa Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.
Ramirez destaca que a proposta, aprovada na terça-feira (16), cria um “salvo-conduto” para parlamentares investigados. “Significa dizer, basicamente, que eles querem dar salvo-conduto às suas atitudes ilegais, só poderiam ser condenados e perder o cargo pela aprovação do próprio Congresso. Hoje, o Congresso nitidamente se mostra ser inimigo da sociedade brasileira. Há facções de criminosos dentro dele”, critica.
Segundo o professor, a proposta se soma ao projeto de anistia, articulado pelo Centrão, que teve a sua urgência aprovada nesta quarta-feira (17) e tenta “apagar os crimes do bolsonarismo” e enfraquecer as instituições de Justiça. “As instituições jurídicas e de investigação, como a Polícia Federal, estão funcionando. Quanto mais essas investigações vêm à tona, mais o Centrão e a extrema direita tentam atacar o sistema democrático”, analisa.
União, PP e a crise do Centrão
O cientista político também ressalta os impactos das denúncias contra Antonio Rueda, presidente do União Brasil, e o senador Ciro Nogueira, à frente do PP. “Boa parte dos partidos do Centrão estão envolvidos nas investigações autorizadas pelo [ministro do Supremo Tribunal Federal] Flávio Dino sobre as verbas parlamentares. Existe um combo em que os parlamentares se envolvem, do Centrão e da direita, com milícias, com tráfico de drogas, com o mau uso dos recursos públicos. E isso vem à tona faltando praticamente um ano para a eleição”, observa.
Ramirez defende que o PT e os partidos de esquerda aproveitem o momento para ampliar alianças e enfrentar o avanço da extrema direita, revertendo o jogo do poderes do Congresso, que caracteriza como o “menos republicanos que já tivemos”. “É preciso haver uma aliança democrática de todos aqueles que têm o bom senso de defender o regime atual. Caso contrário, todos nós estamos em riscos tremendos em relação às nossas liberdades individuais, às liberdades de expressão”, alerta.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.