Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

agenda cultural

Arte, resistência e inclusão marcam o fim de semana no DF

De shows gratuitos a teatro inclusivo, o DF recebe programação diversa e potente para todas as idades e públicos

19.set.2025 às 17h49
Brasília (DF)
Redação
Arte, resistência e inclusão marcam o fim de semana no DF

Festival Elemento em Movimento retorna a Ceilândia com shows de Djonga, MC Carol e mais de 30 atrações gratuitas. - Foto: Divulgação/ Batalha do neurõnio

O Distrito Federal será palco de uma verdadeira celebração da arte e da diversidade neste fim de semana que vai desta sexta-feira (19) até este domingo (21). De Ceilândia ao Guará, passando por Taguatinga e Brazlândia, a programação cultural oferece espetáculos teatrais, exposições, festivais de música, circo e atividades voltadas à cultura urbana, tudo com acesso gratuito e propostas inclusivas. A agenda contempla desde shows de grandes nomes da música nacional até apresentações que colocam no centro da cena os corpos e vozes das periferias.

O aguardado retorno do Festival Elemento em Movimento promete agitar a Praça do Trabalhador, em Ceilândia, com mais de 35 atrações e uma expectativa de público superior a 30 mil pessoas. Já no teatro, espetáculos como Livro da Vida e Divina Estrela propõem experiências sensíveis e acessíveis, com inclusão de Libras e temas urgentes como luto, ancestralidade e identidade. O circo também ganha espaço nas ruas com Volteios Que o Mundo Dá, e o legado afro-brasileiro é celebrado no Festival São Batuque, que encerra sua 16ª edição neste sábado.

Para quem busca uma imersão visual e poética, a exposição Os filhotes aprendem a nadar, em cartaz no Guará, oferece um mergulho delicado em memórias e afetos. Com uma programação diversa, descentralizada e feita para todos os públicos, o fim de semana cultural no DF reforça a potência transformadora da arte quando ela ocupa os territórios e dialoga diretamente com as comunidades.

Festival Elemento em Movimento 

Com mais de 35 atrações e entrada gratuita, o Festival Elemento em Movimento agita Ceilândia neste fim de semana com shows, batalhas de rima, skate, grafite e oficinas voltadas à cultura urbana. | Foto: Divulgação/ Batalha do neuronio

Neste sábado (20) e domingo (21), a Praça do Trabalhador, em Ceilândia (DF), recebe a 7ª edição do Festival Elemento em Movimento, que retorna após sete anos com uma programação gratuita que inclui shows de artistas como Djonga, MC Carol, Wiu, Kaê Guajajara e Realleza, além de oficinas, debates, batalhas de rima e atividades de cultura urbana.

Criado em 2007 dentro do programa Jovem de Expressão, o festival tem como foco o fortalecimento da juventude periférica e da produção cultural local. Com mais de 35 atrações confirmadas e expectativa de público superior a 30 mil pessoas, o evento se consolida como um dos principais motores da economia criativa do Distrito Federal, promovendo formação profissional, acesso à cultura e valorização da arte feita na quebrada. Além dos shows, a programação inclui rodas de conversa, campeonatos de skate, grafitti, parkour e slackline, reforçando a conexão entre juventude, arte e território.

Serviço — Festival Elemento em Movimento 2025 

Datas: 20 e 21 de setembro de 2025
Horário: A partir das 15h30
Local: Praça do Trabalhador — Ceilândia, DF
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Espetáculo Livro da Vida

Em um sistema que controla todas as narrativas, uma ideia chamada 1341 se recusa a seguir o protocolo e, ao cantar, abala toda a estrutura do Livro da Vida. Ao lado de uma bibliotecária em crise, elas mergulham em territórios esquecidos e descobrem que a recusa pode ser o caminho. 

Neste espetáculo, a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) não é um recurso adicional, mas parte da construção artística. A apresentação propõe uma experiência imersiva e acessível. É o primeiro espetáculo com essa proposta. 

Resgatando o legado artístico de Jane de Paula, a arte se transforma em ferramenta para discutir auto aceitação, ancestralidade e os silêncios que precisam ser quebrados. Uma experiência que coloca corpos marginalizados no centro como narradores de suas próprias histórias.

Serviço 

Espetáculo Livro da Vida 

Teatro Sesc Silvio Barbato 

Setor Comercial Sul

19/09 | Sessão às 19h30 

20/09 | Sessão às 15h30 e às 19h30

Espetáculo Divina Estrela

A peça infantil Divina Estrela, com sessões gratuitas em Taguatinga, trata do luto com leveza e inclusão, e terá intérprete de Libras no domingo (21). | Foto: Cássia Olivier

Nesta sexta-feira (19) e domingo (21), o Teatro Sesc Paulo Gracindo, em Taguatinga Norte, recebe apresentações do espetáculo Divina Estrela, uma peça infantil que trata do luto com sensibilidade, fantasia e delicadeza. Voltado para crianças a partir de sete anos, o espetáculo tem entrada gratuita e ocorre sempre às 20h, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla (bit.ly/DivinaEstrela). No domingo (21), a sessão contará com intérprete de Libras, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão.

Inspirada na experiência pessoal da dramaturga Marina Olivier, que perdeu a avó durante a pandemia, a peça nasceu como uma forma de elaborar a ausência de um ritual de despedida. A história acompanha uma criança que vive a experiência da perda com o apoio simbólico de duas personagens: Dona Vida e Dona Morte. A narrativa une poesia, humor, música e imaginação para tratar de um tema ainda delicado no universo infantil. 

Serviço – Divina Estrela

Datas: 19 e 21 de setembro de 2025
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Paulo Gracindo – CNB 12, Área Especial 2/3, Taguatinga Norte
Duração: 40 minutos
Classificação etária: a partir de 7 anos
Entrada gratuita
Ingressos: bit.ly/DivinaEstrela
Acessibilidade:

21 de setembro (domingo): sessão com intérprete de Libras

Festival São Batuque

Encerrando sua 16ª edição no sábado (20), o Festival São Batuque celebra 18 anos de resistência e cultura afro-brasileira com shows, rodas de saber e feira cultural na Praça dos Orixás.

O Festival São Batuque encerra sua 16ª edição em 2025 com uma celebração potente de 18 anos de resistência, cultura e ancestralidade afro-brasileira. Com programação gratuita espalhada por diversos territórios do Distrito Federal, o evento promove até este sábado (20) oficinas, rodas de saberes, apresentações culturais, feira de artesanato, praça gastronômica e shows que exaltam a força dos tambores e das tradições de matriz africana.

Reconhecido como um dos principais encontros culturais de matriz afro no Centro-Oeste, o São Batuque conecta espiritualidade, arte e formação política em espaços simbólicos do DF. Neste ano, a programação inclui atividades na Casa de Cultura do Guará, na Praça dos Orixás e também no ambiente virtual, com destaque para o documentário Terras Diversas, que será exibido online no dia 16 de setembro. A proposta do festival é valorizar mestres e mestras das culturas populares, ampliar o acesso à cultura de terreiro e fortalecer o pertencimento de comunidades periféricas através da arte.

Serviço – Festival São Batuque 2025

Local: Praça dos Orixás 

Data: 20 de setembro

Horário: a partir das 17h

Entrada gratuita

Volteios Que o Mundo Dá

Neste fim de semana, o espetáculo Volteios Que o Mundo Dá leva o encanto do circo para as ruas de Brazlândia e Ceilândia, com apresentações gratuitas e ao ar livre. A montagem da Trupe Por um Fio acontece no sábado (20) e domingo (21), sempre às 17h30, com classificação livre e recursos de acessibilidade. A proposta mistura bicicleta acrobática, música ao vivo, malabarismo e humor, transformando praças públicas em palco e convidando o público a vivenciar uma experiência lúdica e coletiva.

Criado para dialogar com as periferias e ocupar os espaços urbanos com arte acessível, o espetáculo é conduzido por Drisana Alarcão e Luciano Czar, que dão vida a personagens que transitam entre a fantasia e o cotidiano. A bicicleta, usada como elemento central da cena, ganha novo significado ao se tornar instrumento de acrobacia e poesia. A apresentação em Ceilândia contará com audiodescrição, reforçando o compromisso do grupo com a inclusão.

Serviço – Espetáculo Volteios Que o Mundo Dá

20 de setembro (sábado) – Quadra 12 do Setor Tradicional, Brazlândia – 17h30
21 de setembro (domingo) – Praça dos Direitos, em frente à Estação Ceilândia Norte – 17h30

Entrada gratuita
Classificação: Livre
Acessibilidade: Sessão de Ceilândia contará com audiodescrição

Exposição Os filhotes aprendem a nadar

A exposição Os filhotes aprendem a nadar, da fotógrafa e realizadora Ana Luiza Meneses, permanece aberta ao público até 25 de outubro na Galeria A Pilastra, no Guará (DF). Com entrada gratuita, a mostra reúne fotografias analógicas em 35mm e uma instalação em Super 8, convidando o público a uma imersão sensível em temas como memória, corpo, pertencimento e passagem.

Com curadoria de Elisa Freitas e Silvino Mendonça, a exposição ocupa três salas da galeria e propõe uma jornada poética e visual entre autorretratos, performances e registros íntimos que evocam processos silenciosos de amadurecimento e luto. A mostra também marca o reencontro afetivo da artista com o Guará, região onde nasceu e formou sua identidade criativa. Produzida com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF), a exposição fortalece o papel da Galeria A Pilastra como espaço independente de difusão artística no território periférico.

Serviço — Exposição Os filhotes aprendem a nadar

Artista: Ana Luiza Meneses
Local: Galeria A Pilastra — Polo de Modas, Guará (DF)
Visitação: Até 25 de outubro de 2025
Dias e horários: Quartas a sábados, das 14h às 19h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: 14 anos

Gratuidade e Lazer no DF

Neste domingo, moradores e visitantes do Distrito Federal poderão aproveitar importantes espaços de lazer com entrada gratuita. O Jardim Botânico de Brasília (JBB) estará aberto das 8h30 às 17h sem cobrança de ingresso, como parte do programa Lazer Para Todos, iniciativa do GDF que busca ampliar o acesso da população a áreas verdes e de convivência. Fundado em 1985, o JBB é referência na conservação do Cerrado e oferece trilhas, jardins temáticos e atividades voltadas à educação ambiental. Durante a semana, de terça a sábado, o ingresso custa R$ 5.

A gratuidade também se estende ao Zoológico de Brasília, que funcionará normalmente no fim de semana, das 8h30 às 17h, com bilheteria até as 16h. Os ingressos, nos demais dias, podem ser pagos em dinheiro, Pix ou cartão. O zoo abriga centenas de espécies e é uma das atrações mais visitadas por famílias e crianças na capital.

Para facilitar o deslocamento da população, o programa Vai de Graça garante transporte público gratuito aos domingos e feriados, tanto em ônibus quanto no metrô. Neste fim de semana prolongado, em função do feriado de 7 de setembro, o GDF ampliou a frota de ônibus nas linhas que passam pela área central. O metrô também terá operação estendida no domingo, funcionando excepcionalmente das 5h30 às 21h30.

:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: distrito federal

Notícias relacionadas

De volta pra casa

Após sete anos, Festival Elemento em Movimento retorna ao DF celebrando a cultura periférica

Cultura Popular

Festival São Batuque inicia programação repleta de ritmos e ancestralidade

Veja mais

agenda cultural

Arte, resistência e inclusão marcam o fim de semana no DF

De volta pra casa

Após sete anos, Festival Elemento em Movimento retorna ao DF celebrando a cultura periférica

MOBILIZAÇÃO

Seminário debate disputa entre territórios de vida e projetos de morte no RS

Mudança

Agora eu tenho pressão alta? Entenda nova classificação da hipertensão no Brasil

ANCESTRALIDADE

No Recife (PE), Festival Tramas Negras promove shows e debates sobre cultura afro-brasileira

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.