O cinema brasileiro segue ganhando espaço em festivais internacionais. O curta-metragem Além da Culpa, dirigido pelo jovem brasiliense Israel Córdova, de 27 anos, teve estreia internacional no dia 13 de setembro no Cine Pride Film Festival, em Los Angeles, e saiu de lá premiado em duas categorias: melhor fotografia e “trailblazer” (inovação). A produção foi financiada pela Lei Paulo Gustavo e marca presença no audiovisual LGBT+ do país.
Segundo Córdova, a obra retrata a luta de Mauro, um fazendeiro do interior que, após a morte do pai, precisa enfrentar a si mesmo para viver a liberdade de sua sexualidade. “Esse filme eu fiz para tirar essas barreiras e pensar como é que o protagonista lidaria com isso. É um filme que fala sobre a batalha contra si mesmo e o quão resistente e doída ela pode ser, mas, ao mesmo tempo, libertadora”, afirma o diretor.
Apesar da barreira do idioma, a recepção em Hollywood foi calorosa, conta Córdova. “Eu fiquei muito nervoso com a situação. Porém, eu fui super bem recebido pelos organizadores do festival. O pessoal assistiu, eu tive retorno pela primeira vez de botar uma obra para o público mesmo e ouvir deles o que acharam. Não poderia ter sido melhor, foi maravilhoso”, celebra.
O ator Danilo Castro, que interpreta Mauro, destaca a responsabilidade do papel. “Mais do que qualquer olhar narcisista, pelo fato de estar ocupando o lugar de protagonismo, eu acho que tenho a responsabilidade de conseguir comunicar essa boa mensagem que o filme traz, uma história de luta, de um homem que tem muitas dores e não consegue conversar sobre elas. Eu sou ator desde os 14 anos, hoje eu estou com 36, e esse é um dos trabalhos mais bonitos que eu já gravei na vida”, revela.
A produção também pretende dar uma resposta positiva ao modo como filmes LGBT+ costumam ser retratados. “Durante toda a minha vida, assisti muitos filmes gays e eu sempre fui muito contra toda a tragédia que é criada dentro deles. Eu queria ir na contramão: vamos acreditar no amor, tentar fazer com que isso seja possível. Eu queria assistir um amor que eu pudesse acreditar nele”, diz o diretor.
O curta segue agora sua carreira em festivais, com exibições previstas em Juiz de Fora, no FestiCid, entre entre os dias 18 e 21 de setembro, e em Goiânia, no dia 11 de outubro. Depois de um ano de circulação, a expectativa é que Além da Culpa chegue também a plataformas de streaming.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.