A capital paraibana será palco de várias atividades gratuitas que movimentarão a cena cultural de João Pessoa. Desta sexta-feira (19) a domingo (21), shows musicais, espetáculos e programação para todas as idades prometem diversão, lazer e acesso a diferentes manifestações culturais.
Espalhados por pontos do Centro Histórico, o Festival Alumiô acontece desta sexta-feira (19) a domingo (21), e traz uma programação diversificada com música, rodas de conversa e exposição fotográfica. Entre os destaques estão os shows de Chico Correa, Filosofino, Casa das Benvenutty, Mafiota, A Fúria Negra e MC Hirlla, neste sábado (20). Além disso, o evento oferece atividades para crianças no sábado (20), na Associação Cultural Balaio do Nordeste, das 15h às 20h.
Dentro da programação do Viva Usina 2025, na Usina Cultural Energisa, ocorre o show da artista indígena Clara Potiguara, neste sábado (20), às 22h; e espetáculo e contação de história, no domingo (21), a partir das 16h, em uma programação voltada para crianças e adolescentes.
Também dedicado às crianças, o grupo Samba Se Ata lança o EP Sambada dos Erês, no Armazém do Campo, no bairro Castelo Branco, em João Pessoa, às 16h. Antes disso, a atividade conta com show de Afrosonoro, às 14h30, e Trupe Modesto à Parte, às 15h30.
Saiba a programação completa
Sexta-feira (19 de setembro)
Festival Alumiô | 19 a 21 de setembro
Local: Centro Histórico de João Pessoa
Na sua 4ª edição, o Festival Alumiô ocorre desta sexta-feira (19) a domingo (21), no Centro Histórico de João Pessoa. O evento celebra a diversidade da música paraibana e, neste ano, comemora os 40 anos da Casa Pequeno Davi, organização que desenvolve trabalho social com crianças e jovens. O festival começa nesta sexta-feira, às 19h, com o Esquenta Alumiô, no Vila do Porto. Haverá uma solenidade de abertura em homenagem à Casa Pequeno Davi, e depois apresentações dos grupos Dead Nomads, TelaAzzu e 43Duo.

Já no sábado (20), o evento traz para esta edição um formato de circuito cultural. Com início no Sabadinho Bom, às 13h, na Praça Rio Branco, as atividades se espalham por diversos pontos do Centro Histórico: : o Beco da Música Urbana, General Store, Caravela Cultural, Casa da Pólvora, Centrô Bar e Loca Como Tu Madre. O evento também oferece um espaço lúdico para as crianças, o Alumiô para Baixinhos, com atividades no sábado (20).
“Ao entardecer, a programação [do sábado] ocupará a Casa da Pólvora com curadoria do Carcará Sound System. À noite, o festival se concentrará no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, integrando casas de show e espaços culturais como Vila do Porto, Centrô, Travel e Bar do Mofado. A proposta é apresentar ao público um panorama da cena cultural que movimenta o centro da cidade ao longo do ano”, informa o texto de divulgação do evento.
No domingo (21), às 17h, na área do Largo de São Frei Pedro Gonçalves reunião dos grupos de maracatu Nação Pé de Elefante, Baque Mulher e Baque Raiz encerra o festival.
Confira a programação completa do Festival Alumiô aqui e acompanhe a sua rede social.
Espetáculo Cidade Cão
Local: Sesc Centro, localizado na Avenida Desembargador Souto Maior, 281, Centro, João Pessoa. Sessões: 15h e 19h. Entrada: 1 kg de alimento não perecível. Classificação indicativa: 14 anos
Neste mês de visibilidade surda, o espetáculo Cidade Cão, dirigido por Léo Palma, retorna à João Pessoa. Em cena, estão atores e atrizes ouvintes, a atriz surda Kizy e intérpretes de Libras. A obra tem o intuito de promover uma reflexão sobre comunicação, inclusão e cidadania por meio da arte. O espetáculo terá duas sessões, uma às 15h e outra às 19h. A entrada é solidária, com doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao banco de alimentos do Sesc.

Sinopse: Uma cabeça decepada no meio da rua, um relógio que pressiona a andar cada vez mais rápido, um trabalho que exige eficiência crescente, um sistema de segurança que aprisiona. Cidade Cão é uma cidade fictícia, mas sua relação com a realidade não é mera coincidência. Inspirado em contos de Luiz Vilela, Silvio Fiorani, Artur Azevedo e Gregório Bacic, o espetáculo constrói um retrato crítico e poético da sociedade contemporânea.
Projeto Sol Maior
Local: Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa. Horário: a partir das 16h
O projeto Sol Maior ocorre todas as sextas-feiras no Hotel Globo, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. Desta vez, traz a apresentação dos músicos Fábio Cavalcanti e Archidy Picado, a partir das 16h e vai até o pôr-do-sol, quando a música O Trenzinho do Caipira, do maestro Heitor Villa-Lobos, é executada. A iniciativa é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Espetáculo A Causa Secreta | Viva Usina 2025
Local: Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, João Pessoa. Horário: 20h
Em mais um final de semana de atividades, o projeto Viva Usina 2025 traz o espetáculo A Causa Secreta, do Coletivo Alfenim, inspirado em conto de Machado de Assis.
Sinopse: a montagem explora as regiões sombrias e inexplicáveis do comportamento humano. A partir de um insólito triângulo amoroso entre um médico, uma mulher em estado terminal e seu marido (obcecado por experimentos científicos em torno da anatomia dos seres vivos), a peça investiga os limites da ciência e do conhecimento. Para construir o universo da narrativa machadiana, a montagem se utiliza de elementos do “Teatro de Variedades”, popular em fins do século 19. Por meio de cenas que se constituem como “atrações” de uma fictícia Companhia São Januário de Extravagâncias, a peça discute em chave grotesca o desrespeito à ética e à verdade objetiva, bem como a construção de realidades paralelas que pautam as relações de dominação na atualidade brasileira.
Sábado (20 de setembro)
Lançamento do EP Sambada dos Erês
Local: Armazém do Campo, localizado ao lado da Praça José Batista de Melo, 62-110, Castelo Branco 3, em João Pessoa
Composto por Bruna Ávila, Dora Gallindo, Jadsely Santos, Letícia Carvalho, Regina Limeira, Suzany Silva e Tessy Priscila, o grupo Samba Se Ata lança o seu segundo EP autoral, intitulado Sambada dos Erês neste sábado (20), às 16h. O lançamento será marcado por diversas outras atividades no Armazém do Campo João Pessoa. O evento conta lançamento de livro, show de Afrosono, Trupe Modesto à Parte e, por fim, o show de Samba Se Ata, além da Feira da Reforma Agrária que começa às 7h.
- 7h às 12h: Feira da Reforma Agrária
- Parada para almoço
- 13h15: Pré-lançamento do livro infantil O Menino Gael pela Paraíba com o autor Rafael Virgínio
- 14h30: Show de Afrosonoro
- 15h30: Trupe Modesto à Parte, com mãe e filha
- 16h: Show de Samba Se Ata – Lançamento de Sambada dos Erês
Sabadinho Bom
Local: Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa. Horário: a partir das 12h30.
Desta vez, o público vai acompanhar a apresentação do musicista Marcos Andrade (cavaquinho), acompanhado por Vanessa Rodrigues (flauta), Vinicius Lucena (violão), Ítalo Viana (baixo elétrico) e Saulo Soares ( bateria). A apresentação vai misturar diversos ritmos, como maxixe, choro e samba. Logo após, às 15h, o projeto Samba na Praça começa.
Maracastelo convida: vivência com mestres e brincantes da tradição
Local: Ponto de Cultura Maracastelo, na Avenida São Rafael, 596 , Castelo Branco 1. Horário: 17h
A vivência, promovida pelo Ponto de Cultura Maracastelo, propõe um intercâmbio de saberes, com mestres e brincantes do maracatu, candomblé e tradições de matriz afro-indígena e da cultura popular. Neste sábado, o projeto traz a Rainha Marinalva e a musa Ary Poscalli, ambas da Nação do Maracatu Estrela Brilhante, de Recife (PE).

Boi de Reis Estrela do Oriente | Viva usina 2025
Local: Palco Bonde, na Usina Cultural Enegisa. Horário: 20h
O Boi de Reis Estrela do Oriente, da Aldeia Grupiúna, em Marcação (PB), compõe a programação deste sábado do Viva Usina. A apresentação unirá fé, brincadeiras, tradição e resistência cultural. O grupo é conduzido pelo Mestre Antônio Branco.
Show de Clara Potiguara | Viva Usina 2025
Local: Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa. Horário: 22h
A cantora e compositora indígena Clara Potiguara começou a carreira em 2020. E, neste sábado (20), apresenta Akajubaté, com canções que misturam coco de roda, Toré e batidas eletrônicas. O espetáculo convida o público a uma experiência de pertencimento e memória.

Em dezembro de 2024, lançou o clipe da música Akajú do Norte. Neste ano, foi indicada ao 36º Prêmio Shell de Teatro, na categoria Música, pela trilha original do espetáculo Tybyra – uma tragédia indígena brasileira, do artista potiguara Juão Nÿn, e dirigido por Renato Carrera.
Domingo (21 de setembro)
Castelo de Histórias
Local: Praça dos Brinquedos, na rua Eduardo Medeiros, 85, Castelo Branco. Horário: 15h
O Ponto de Cultura Castelo de Histórias, em mais uma atividade, traz macaratu com o Maracastelo, contação de história e poesia para a Praça dos Brinquedos, lugar onde acontece tradicionalmente.
Neste mesmo dia, o Maracastelo realiza o Arrastão de Maracatu dos Ibejis, com concentração às 15h, na Avenida São Rafael, 596, no bairro Castelo Branco. O cortejo segue rumo à Praça dos Brinquedos.
Espetáculo Zé Lins: o pássaro poeta | Viva Usina 2025
Local: Palco Bonde, na Usina Cultural Energisa. Horário: 16h
No Viva Usina, o domingo é o dia dedicado às crianças e aos adolescentes. Desta vez, o público é convidado para o espetáculo Zé Lins: o Pássaro Poeta, do grupo de teatro paraibano Engenho Imaginário. A montagem é inspirada no teatro de Ilo Krugli e no livro O Menino que Virou Escritor , de Ana Maria Machado, que retrata a infância do escritor paraibano José Lins do Rego.
O espetáculo, dirigido por Valeska Picado e Itamira Barbosa e que tem no elenco a atriz brincante Nina Elssia e o ator brincante David Muniz, tem música ao vivo executada pelo maestro Carlos Anísio. ” O espetáculo é um convite a crianças, jovens e adultos a celebrarem a fantasia e a memória que atravessam gerações”, escreveu o perfil do Viva Usina, no Instagram.
Contação de história com Laís Lúcio | Viva Usina 2025
Local: Palco Bonde, na Usina Cultural Energisa. Horário: 17h
A escritora paraibana Laís Lúcio apresenta Lembranças na Caixa: histórias para guardar, uma contação com narrativas, roda de conversa e criação literária. A atividade mistura infância, literatura e memória.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)