Um verdadeiro carnaval da democracia tomou as ruas de Salvador na manhã deste domingo (21). Concentradas no Morro do Cristo, região turística na orla da capital baiana, milhares de pessoas saíram em caminhada pela avenida Oceânica em protesto contra a PEC da Blindagem. O ato, conduzido pela cantora Daniela Mercury em cima de um trio elétrico, também contou com participações de artistas como Wagner Moura, Cortejo Afro, Baco Exu do Blues, Nanda Costa e Lan Lahn.
A manifestação também reuniu parlamentares, lideranças de movimentos populares e entidades sindicais. Sob o coro de “sem anistia”, Daniela Mercury ressaltou a importância da unidade para fortalecer a pressão popular contra as medidas aprovadas no Congresso.

“A gente está aqui em Salvador dizendo pro mundo inteiro que não aceitamos essa PEC da impunidade para os deputados federais, pra nenhum deputado. Estamos juntos numa frente popular porque a gente também não faz movimento sem todo mundo junto”, destacou a artista.
Mercury também se colocou contra os pedidos de anistia para os golpistas do 8 de janeiro. “Seja com dosimetria, seja com PL da Anistia, isso é inaceitável. A tentativa de golpe já foi julgada respeitando todo o processo legal, e a gente não aceita que ressuscitem anistia em meio a uma democracia.”
Exemplo para o mundo
O ator Wagner Moura subiu no trio elétrico exaltando a presença massiva de soteropolitanos nas ruas. “Aqui a extrema-direita não se cria. Aqui não, pai”. O artista também celebrou as conquistas políticas do último período, destacando a força da democracia no país.

“Hoje eu fiquei com vontade só de falar do momento extraordinário pelo qual passa a democracia brasileira, que é exemplo pro mundo todo. A gente cresceu dizendo ‘nossa democracia é frágil, é jovem’. Mas nossa democracia botou pra lenhar.”
Além de Salvador, manifestações contra a PEC também ocorreram nessa manhã em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Luís (MA). Ao longo do dia, também estão marcados atos em outras 12 capitais brasileiras e em diversas cidades do mundo.