O Brasil de Fato e o canal russo TV Brics assinaram na última sexta-feira (19) um acordo de parceria para aprofundar a troca de conteúdo jornalístico entre os países que formam o Brics.
O documento foi assinado na sede do canal russo, em Moscou, pela diretora-executiva do BdF, Nina Fideles, e a diretora-geral da TV Brics, Janna Tolstikova.
A parceria prevê a promoção de um espaço informativo unificado para o Brics+, com divulgação de informações objetivas sobre as atividades humanitárias e econômicas dos países-membros e parceiros, fortalecendo a cooperação entre as nações.
De acordo com a diretora-executiva do BdF, Nina Fideles, a nova parceria faz parte de uma estratégia mais ampla de fortalecer os laços com as mídias nos países onde o Brasil de Fato mantém correspondentes — Rússia, China, Venezuela e Cuba.
O Brasil de Fato possui correspondência em Moscou desde 2022, sendo o único veículo brasileiro com correspondente fixo no país, credenciado pelo Ministério das Relações Exteriores russo.
“A parceria entre o Brasil de Fato e a TV Brics representa um marco significativo no fortalecimento dos laços entre mídias do Brasil e da Rússia, especialmente no contexto do Brics. É importante para nós o interesse em compartilhar, para a audiência brasileira e latino-americana, aspectos culturais, econômicos e políticos da Rússia, promovendo uma compreensão mais profunda do país e suas relações com o Brasil”, afirma Nina Fideles.
De acordo com ela, com essa parceria, o Brasil de Fato e a TV Brics podem contribuir significativamente para ampliar as relações entre as mídias do Sul Global, promovendo a pluralidade de informações, com a produção e difusão de conteúdos que destaquem as experiências e perspectivas dos países-membros do Brics, bem como a cooperação e o diálogo entre eles.
Nina Fideles acrescentou que os meios de comunicação possuem um papel central na arena da disputa política internacional e faz parte do entendimento da atuação do BdF de que é “necessário e urgente” colocar na pauta a centralidade deste papel midiático.
Já a chefe do departamento de colaboração com países da América Latina da TV Brics, Anastasia Chichkalova, elogiou a presença e a cobertura do Brasil de Fato na Rússia, destacando, em particular, “no ano da presidência do Brasil no Brics, fortalecer a cooperação com a mídia brasileira é de grande importância estratégica”.
“O Brasil de Fato é uma mídia respeitada, com presença em seu país e internacionalmente, incluindo na Rússia. O desejo mútuo de estabelecer uma troca confiável de mídia, promovendo o entendimento do papel único do Brics no mundo contemporâneo, estabelece uma base sólida para uma colaboração enriquecedora na agenda internacional”, disse Chishkalova.
Ela acrescentou o fortalecimento do diálogo com o Brasil na área de comunicação possibilita a disseminação de informações confiáveis e de qualidade sobre as atividades dos países-membros do bloco, além de apresentar sua posição política e social no cenário internacional.
Além do Brasil, a TV Brics colabora com mídias da Argentina, Venezuela, Cuba, México, Chile e Uruguai, na América Latina. No total, mais de 20 das principais mídias da região são parceiras da TV Brics.