A eleição para a direção da APP Sindicato, realizada de 23 a 25 de setembro, confirmou a vitória da Chapa 1 – APP Sempre na Luta: Em Defesa da Escola Pública – que obteve 84,24% dos votos válidos (21.748 votos). A Chapa 2 – APP no Chão da Escola: Lutar para Viver – recebeu 15,76% (4.070 votos). Brancos e nulos somaram 361.
A professora Walkiria Olegário Mazeto foi reeleita presidenta estadual da APP-Sindicato para a gestão 2025-2029. Ela continuará à frente da entidade que representa professores(as) e funcionários(as) de escola da rede estadual e das redes municipais de 215 cidades do Paraná.
Segundo a Comissão Eleitoral Estadual, o processo ocorreu de forma tranquila e transparente. O coordenador José Valdivino de Moraes ressaltou que a auditoria independente garantiu a lisura da votação, realizada pela segunda vez consecutiva de forma totalmente on-line. Ao todo, foram registrados 27.891 votos, número superior ao do pleito anterior.
Trajetória de liderança
Professora de Geografia e mestre em Educação pela UFPR, Walkiria Mazeto tem ampla experiência pedagógica e sindical. Atuou nas redes municipal e estadual em Engenheiro Beltrão e Campo Mourão, onde também foi diretora de escola. Antes de assumir a presidência em 2021, quando se tornou a terceira mulher a ocupar o cargo na história da APP-Sindicato, trabalhou na secretaria Educacional da entidade, com foco no Ensino Médio, na Educação Especial e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ao comentar a reeleição, Mazeto destacou o reconhecimento da categoria ao trabalho realizado nos últimos quatro anos e renovou o compromisso com a defesa da educação pública. “Quero agradecer a todos e todas que se empenharam e votaram na Chapa 1. Este resultado demonstra o reconhecimento do que realizamos em todo o estado, ouvindo e organizando a categoria. Seguiremos firmes na luta por melhores condições de trabalho e salário”, afirmou.
Resultado nos núcleos sindicais
Além da Direção Estadual, foram eleitos(as) representantes para os 29 núcleos sindicais e para o Conselho Fiscal. Em 25 núcleos houve candidatura única, todos vencidos pela Chapa 1. Nos demais, disputas locais registraram vitórias de diferentes chapas, como no Núcleo de Ivaiporã, onde venceu a Chapa 11 – APP Forte de Luta, e no Núcleo de Londrina, com a vitória da Chapa 4 – Unida na Luta.
A data da posse da nova gestão será divulgada em breve, junto com a listagem completa dos(as) representantes municipais eleitos(as)