livre pra voar

União Brasil expulsa do partido Celso Sabino, ministro do Turismo de Lula, por ‘infidelidade partidária’

Em setembro, sigla havia determinado prazo de 24 horas para que filiados deixassem suas cadeiras no Executivo

No audio source provided.
Celso Sabino assumiu a função de Ministério do Turismo em julho de 2023
Celso Sabino assumiu a função de Ministério do Turismo em julho de 2023 | Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A comissão executiva nacional do União Brasil decidiu expulsar o ministro do Turismo do governo Lula (PT), Celso Sabino, do partido. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (8), após uma reunião do diretório do partido em Brasília (DF).

Em publicação no perfil oficial do Instagram, a sigla justificou a expulsão como “infidelidade partidária”. Em outra publicação, o partido apresenta uma nota evidenciando o cancelamento da filiação de Celso Sabino.

“A expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal, em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados”, informa a nota publicada pelo União Brasil no perfil da rede social.

Nota completa publicada no Instagram do partido |  Reprodução/@uniaobrasil44
Nota completa publicada no Instagram do partido | Crédito: Reprodução/@uniaobrasil44

Em setembro, o partido estabeleceu o prazo de 24 horas para que todos os filiados que ocupassem cargos no Executivo deixassem suas cadeiras, sob o risco de implicar “infidelidade partidária” para aqueles que continuassem nas funções.

A determinação, expedida em 18 de setembro, é mais um movimento do partido no processo de afastamento da base de apoio do governo federal.

Naquele mês, Sabino anunciou a saída e chegou a encaminhar a Lula uma carta de demissão. Na ocasião, o ministro afirmou que cumpriria uma agenda com o governo antes de deixar o cargo.

Pouco tempo depois, Sabino voltou atrás no anúncio e permaneceu nas agendas do Executivo, chegando a ressaltar seu apoio ao presidente Lula.

Sabino é deputado federal licenciado e está no segundo mandato pelo Pará. Ele se licenciou do cargo na Câmara dos Deputados para assumir a função no Ministério do Turismo em julho de 2023, substituindo Daniela Carneiro.

A desfiliação do União Brasil não deve afetar o mandato na Câmara e, conforme entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ele poderá se filiar a outra sigla.

Editado por: Maria Teresa Cruz

|

Newsletter