ELEIÇÕES 2026

Entre os favoritos ao Senado no Datafolha, Humberto Costa elogia Raquel Lyra, mas indica que PT deve caminhar com João Campos em Pernambuco

Senador deve buscar a renovação do mandato na Casa Alta na chapa liderada pelo PSB, apesar da aliança do PT com Lyra

No audio source provided.
Humberto Costa (PT), senador por Pernambuco desde 2010
Humberto Costa (PT) é senador por Pernambuco desde 2010 | Crédito: Waldemir Barreto/Senado Federal

Em conversa com a CNN, nesta quinta-feira (5), o senador pernambucano Humberto Costa (PT) afirmou que o seu partido deve mesmo firmar aliança com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pré-candidato ao Governo do Estado. Humberto deve disputar a reeleição este ano compondo a chapa encabeçada pelo PSB. A bancada do PT na Assembleia Legislativa (Alepe) integra a base do governo Lyra (PSD), que tentará a reeleição enfrentando Campos.

O deputado estadual João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife e aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), tem defendido publicamente que Lula “divida” seu apoio entre Campos, Lyra e Ivan Moraes (Psol), mas Humberto não endossou a proposta. “Temos uma boa relação com Raquel Lyra, que é boa gestora, mas também temos uma relação histórica com o PSB. A tendência é estarmos com João Campos”, disse Humberto Costa à CNN.

O senador acredita que o PSD da governadora Raquel Lyra deve, majoritariamente, apoiar a candidatura do presidente Lula (PT) à reeleição, ao menos na região Nordeste. Nacionalmente liderado por Gilberto Kassab, o PSD tem entre seus quadros três pré-candidatos à Presidência da República: os governadores Ronaldo Caiado (de Goiás), Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). Mas Kassab deve “liberar” seus filiados a selarem apoios às candidaturas de Lula (PT) ou Flávio Bolsonaro (PL).

Datafolha e a corrida pelo Senado

Dois senadores pernambucanos encerram mandato este ano. Além de Humberto Costa (PT), o senador Fernando Dueire (MDB) – suplente de Jarbas Vasconcelos – também tenta se viabilizar para buscar a renovação do mandato. Enquanto Costa deve compor a chapa de João Campos, Dueire é mais próximo da governadora Raquel Lyra, mas o grupo majoritário no MDB defende uma aliança com Campos, onde não há espaço para a candidatura do emedebista ao Senado. Ele pode mudar de partido ou tentar levar a sigla para a chapa da governadora.

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6) aponta a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) como nome mais forte para a disputa de uma das vagas no Senado. Nos quatro cenários pesquisados, Arraes tem intenções de voto que variam entre 36% e 41%. Reconciliada com o primo João Campos, Marília está num partido pouco expressivo em Pernambuco e pode ter dificuldades de cavar espaço na chapa de Campos. Ela pode arriscar uma candidatura “avulso” ou partir para uma candidatura segura para a Câmara Federal, puxando a irmã Maria Arraes para a disputa na Assembleia Legislativa.

Humberto, João Campos e Carlos Veras durante o Carnaval do Recife | Crédito: Reprodução

O nome de Humberto Costa (PT) aparece em 2º lugar em todos os cenários da pesquisa Datafolha. As intenções de voto do petista variam entre 24% e 26%. Ele é seguido por Miguel Coelho (União Brasil, com entre 18% e 22%), que busca se encaixar na chapa de João Campos; e Eduardo da Fonte (PP, também com entre 18% e 22%), mas que pode figurar tanto na chapa de Campos como na de Raquel. Como seus partidos firmaram uma federação partidária (a “União Progressista”), passando a atuar como uma única sigla, eles não podem disputar a eleição em chapas diferentes.

A disputa pelo Senado também tem o ex-senador Armando Monteiro (Podemos), com entre 12% e 16%, aliado de Raquel Lyra; o ex-deputado federal Anderson Ferreira (PL), com entre 11% e 16%; o ex-ministro Gilson Machado (ainda sem partido, após deixar o PL), com entre 11% e 13%; o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), com entre 10% e 13% aliado de João Campos; a vereadora Jô Cavalcanti (Psol), com entre 3% e 4%, aliada de Ivan Moraes; e Fernando Dueire (MDB), com entre 2% e 3%.

Editado por: Vinícius Sobreira

|

Newsletter