Brasília recebe, nesta quarta-feira (15), a Marcha da Classe Trabalhadora, uma mobilização unitária organizada pelas centrais sindicais que reunirá militantes de todas as regiões do país.
O evento tem como objetivo central a entrega da Pauta da Classe Trabalhadora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos seus ministros. O documento estabelece as prioridades do movimento sindical para orientar mobilizações e ações institucionais nos próximos anos.
A programação começa às 8h, com concentração no estacionamento do Teatro Nacional. A partir das 9h, será realizada a plenária da Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat), momento em que as lideranças sindicais devem aprovar formalmente as diretrizes e reivindicações do movimento.
A saída da marcha rumo à Esplanada dos Ministérios está prevista para às 11h. Após o ato, a agenda também deve ser entregue aos presidentes da Câmara, do Senado e do Poder Judiciário.
Demandas por direitos e justiça social
A pauta deste ano é composta por 68 itens que refletem a conjuntura atual e as necessidades da classe trabalhadora. Entre os pontos de maior destaque estão a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim da escala 6×1, que estava entre as reivindicações do ano passado.
O presidente Lula disse que pretende enviar ainda esta semana o PL do fim da escala 6×1 para a Câmara dos Deputados em caráter de urgência. A ideia é acelerar a tramitação da proposta, que atualmente está em análise como PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Os manifestantes também cobram a regulamentação do trabalho por aplicativos e o fortalecimento das negociações coletivas para diversas categorias. O documento também aborda o enfrentamento ao feminicídio e o combate à “pejotização” irrestrita.
No setor público, a mobilização denuncia o enfraquecimento do Regime Jurídico Único (RJU) e reivindica o direito de negociação coletiva para servidores, conforme previsto na Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O movimento sindical avalia que o diálogo com o governo federal tem sido produtivo, com cerca de 70% da pauta anterior implementada ou em tramitação no Congresso Nacional. Entre as conquistas recentes citadas estão a correção da tabela do Imposto de Renda, valorização do salário mínimo e igualdade salarial entre homens e mulheres.
Serviço
Marcha da Classe Trabalhadora 2026
Data: quarta-feira (15)
Horário: a partir das 8h
Local: estacionamento do Teatro Nacional
Mais informações nas redes sociais (neste link)
Apoie a comunicação popular no DF:
Faça uma contribuição via Pix e ajude a manter o jornalismo regional independente. Doe para [email protected]
Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das notícias da região.
Entre em nosso canal no Whatsapp e acompanhe as atualizações.
Faça uma sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, por meio do número de Whatsapp do BdF DF: 61 98304-0102

