As bandas de música são parte da tradição mineira, representando um importante patrimônio cultural de Minas Gerais. No entanto, elas estão ameaçadas pela falta de recursos e de políticas públicas adequadas.
Para discutir essa situação, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, no dia 27 de junho, uma audiência pública na Comissão de Participação Popular, com a presença de músicos, maestros e representantes do Movimento Salvem as Bandas.
Essas bandas, além de serem um símbolo da cultura mineira, fazem parte de uma política transversal, que perpassa pelas áreas de educação, ação social e segurança pública, na medida em que ajudam no processo de formação de crianças e jovens, promovendo inclusão social e prevenindo a criminalidade.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Porém, o governo de Romeu Zema (Novo) tem sido omisso em reconhecer e valorizar as bandas. Muitas vezes, elas têm se mantido mais pelo amor e dedicação de maestros, músicos e alunos, do que por uma política pública.
É essencial que as bandas tenham suporte contínuo, e não fiquem à mercê de vontades políticas. Vale ressaltar que tratamos do mesmo assunto na ALMG há dois anos, sem que o quadro de dificuldades enfrentadas por esses grupos tenha mudado.
Bandas se mantêm por amor e dedicação dos artistas
Desse modo, além de cobrar ações do governador, também estamos elaborando um projeto de lei a ser protocolado na ALMG, para incluir no ICMS Cultural uma pontuação para as cidades onde há bandas. Assim, elas poderiam usar esse incentivo, relacionado a parte da arrecadação do imposto pertencente aos municípios. Essa medida busca garantir apoio financeiro mais explícito e consistente para as bandas.
É fundamental que todos estejam comprometidos com a preservação e o fortalecimento desse patrimônio cultural. Somente com políticas públicas adequadas será possível garantir que as bandas continuem a desempenhar seu papel vital na formação cultural e social dos municípios mineiros, perpetuando uma tradição que é orgulho de todo o estado.
Marquinho Lemos é deputado estadual (PT) e presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
—
Leia outros artigos do deputado estadual Marquinhos Lemos em sua coluna no Brasil de Fato MG.
—
Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal.