Ouça a Rádio BdF

Conversa Bem Viver

Programa Bem Viver: Filhos adotivos lançam movimento contra invisibilidade e por direitos

Objetivo é lançar luz às demandas dos filhos adotados, exigindo políticas de acolhida, proteção e reencontro com família

Um novo e inovador movimento social ganha corpo no Brasil: a Associação Adotiva Brasil, primeira do país a presentar coletivamente pessoas adotadas. O objetivo é lançar luz às demandas de quem ingressou em uma família pela via da adoção, exigindo políticas públicas de acolhida, proteção e assessoria para reencontros com famílias biológicas, caso seja de interesse.

“Estamos organizados em frentes de trabalho, com uma gestão horizontal e descentralizada. Queremos, com nossas histórias, influenciar a criação de novas políticas públicas e programas de promoção de cidadania para pessoas adotadas. Queremos falar, por exemplo, sobre adoção tardia e projetos sociais para essas famílias”, disse uma das criadoras da associação Fernanda Tuna, em entrevista a edição de hoje (10) do Programa Bem Viver.

Um dos principais objetivos do grupo é tirar as demandas e as histórias dos filhos adotivos da invisibilidade, mostrando que elas não interessam apenas às famílias, em um círculo privado, mas também a toda sociedade, incluindo escolas, imprensa e o poder público.

“A Adotiva foi criada com foco nos filhos adotivos, para trabalhar essa ideia de reparação histórica e fortalecer a cinergia de pais mães, conselhos”, disse um dos cocriadores da associação, Tomás Enlazador. “A gente entende que é preciso escutar nossas histórias para embasar novas políticas públicas para as pessoas adotadas”, diz

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Nesta sexta-feira (10) é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A declaração foi feita pela Organização das Nações Unidas há exatos 73 anos.

A ideia de direitos humanos foi consolidada em um pacto internacional, do qual o Brasil faz parte, elaborado pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial. Frente a este trauma a proposta era criar uma série de normas e valores globais para garantir a paz.

Foram definidas premissas nas áreas de direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. Porém, ao longo dessas sete décadas, as propostas de direitos humanos foram atropeladas várias vezes. Internacionalmente, não é incomum que interesses capitalistas e imperialistas falem mais alto, tentando justificar guerras, intolerâncias e concentração de poder e renda.

No Brasil, os ideais ligados aos direitos humanos deram as bases da elaboração da Constituição Federal de 1988. Porém, assim como em outros países, eles ficam ameaçados frente a crises políticas e econômicas.

Combate à censura

O Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (Mobile) lança hoje uma plataforma de combate a censura e ao autoritarismo nas artes.

O lançamento será em Porto Alegre, mas qualquer trabalhador da cultura pode enviar denúncias relativas a censura e violações de direitos humanos ao movimento.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Veja mais