O presidente Lula tomou posse em Brasília, no dia 1º de janeiro, acompanhado de uma multidão, o povo brasileiro. Que, inclusive, subiu simbolicamente a rampa do Palácio do Planalto ao lado do mandatário.
Após a posse, o Brasil parece ter retomado ares de normalidade. A posse de ministros durante a semana e as negociações políticas, que fazem parte do jogo democrático, mostraram cenas republicanas que o país, há muito, não assistia.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Herança de destruição
Dias depois da posse, Lula ainda não se mudou para o Palácio do Planalto. A motivação foi revelada na última semana, quando a primeira-dama, Janja, revelou que Bolsonaro e sua família, que ocupavam a residência oficial da presidência, deixaram o prédio com diversos danos. Janja está produzindo um inventário dos prejuízos para dar início à reforma.
Bolsonaro, inclusive, que deixou o país com destino aos Estados Unidos, ainda antes da virada do ano para não entregar a faixa ao seu sucessor, deverá pedir cidadania italiana.
Outros membros da família também fizeram o mesmo caminho e poderão ser acolhidos pelo governo de extrema-direita de Giorgia Meloni. A ideia da família Bolsonaro é não voltar ao país, onde deverão ser julgados por diversos crimes e terão que enfrentar a Justiça.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana são os jogadores brasileiros que se ausentaram do velório do Rei Pelé. Dos atletas que integraram os elencos campeões do mundo de 1994 e 2002, apenas três jogadores foram à Vila Belmiro, em Santos, no último adeus ao maior jogador de todos os tempos.
Não demoraram a surgir críticas aos jogadores que, ainda durante a Copa do Mundo no Qatar, foram acusados por comentaristas de futebol de se manterem afastados da torcida brasileira, optando por assistir partidas do evento nos camarotes gerenciados pela Fifa durante o mundial.
Cafezinho
O Cafezinho da semana vai para o novo ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida. Em sua posse, Almeida fez um discurso histórico, o mais forte e simbólico dentre os demais membros do novo governo Lula.
Em sua fala, Almeida disse que "falaria o óbvio", mas que por tantas omissões e retrocessos dos últimos quatro anos, deveriam ser reafirmados. As palavras tomaram contornos de novos tempos.
Ao dizer que negras e negros, empregadas domésticas, mulheres, pessoas em situação de rua e LGBTQIA+ teriam voz, Almeida levou às lágrimas os presentes e foi homenageado com muitas saudações durante o discurso.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.