Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

PESQUISA

Jornalista lança livro sobre produção cultural em Pernambuco

Mariana Reis estudou o grupo Cabras de Lampião, de Serra Talhada

24.jan.2019 às 18h47
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h47
Petrolina (PE)
Vanessa Gonzaga
O livro é resultado da pesquisa do mestrado da jornalista

O livro é resultado da pesquisa do mestrado da jornalista - Reprodução

Lançando em dezembro de 2018, o livro “Comunicação, cultura popular e mobilização comunitária” é fruto da pesquisa de mestrado da jornalista Mariana Reis. O livro faz uma análise dos pontos de cultura e como eles se relacionam, formando uma rede a partir de estratégias de comunicação e auto sustentação. A pesquisa aprofunda o estudo do Ponto de Cultura Cabras de Lampião, que fica na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
O Cabras de Lampião, grupo que existe desde 1995, atravessou períodos alternados de desmonte e valorização das políticas governamentais de cultura, resistindo até hoje. O grupo trabalha com música e dança, especialmente o xaxado, ritmo criado pelos cangaceiros que viveram no sertão por volta da década de 1920 e 1930. O Cabras de Lampião é uma referência para a cultura do Pajeú, organizando festivais de arte do cangaço e xaxado, fomentando o turismo comunitário na região e preservando a memória com o Museu do Cangaço. 
Esse não é o primeiro livro de Mariana. Sua primeira produção foi o trabalho de conclusão de curso da graduação em jornalismo. “Dia de Negro” é um livro-reportagem sobre a Terça Negra, uma manifestação cultural afropernambucana que acontece no Recife. Publicado em 2012 com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), o livro teve exemplares doados para pontos de cultura e bibliotecas públicas da cidade e pode ser encontrado para venda a preços populares. Para Mariana, o tema tem uma relação grande com sua rotina como frequentadora das Terças Negras “É um livro que me dá muita satisfação, porque foi feito a partir da minha experiência como frequentadora da festividade e até hoje é um livro que abre portas para mim”, relembra. 
“Dia de Negro” ajuda a pensar a cena do movimento negro em Pernambuco nos anos 2000 e também no espaço de resistência da comunidade negra no Pátio de São Pedro, no centro do Recife, onde diversos grupos periféricos de afoxé, coco, reggae e maracatu se juntavam para trocar experiências, não apenas do ponto de vista da produção cultural, mas também de forma política, reafirmando suas identidades, o local de onde vieram, suas religiões e vários outros aspectos relacionados a essa população. 
No novo livro, Mariana reforça a importância das políticas culturais para incentivar e valorizar a produção cultural, mas também enfatiza os processos de auto sustentação criados e utilizados pelos próprios grupos. “Nenhum grupo vai sobreviver se ele depender só de uma política, ele tem que pensar em várias outras formas de se sustentar. É a partir daí que entra por exemplo, a economia criativa, e o grupo é bem exitoso nisso”. É nessa relação que envolve comunicação, cultura e estratégias de resistência que os grupos formas redes de articulação físicas e virtuais, onde um grupo acaba ajudando na sobrevivência do outro.
“Dia de negro” e “Comunicação, cultura popular e mobilização comunitária” podem ser encontrado a preços populares nas principais livrarias físicas ou na internet.  “Comunicação, cultura popular e mobilização comunitária” possui também uma versão digital em e-book, com baixo custo. A ideia é alcançar um público além da Academia. A expectativa agora vem com a pesquisa do doutorado, “Arranjos de mídias alternativas”, um estudo das novas formas de organização do trabalho na área da comunicação em Pernambuco e na Bahia. 

Editado por: Monyse Ravenna
Tags: comunicação popularculturaliteraturalivropernambuco
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTE E CULTURA

Com história de Luiz Gonzaga, ‘Légua Tirana’ esgota ingressos em pré-estreia no Recife

Aqui é Brasil

Resposta a Trump: Alcione promete ‘macumbinha’ e Boulos rebatiza copo americano de ‘Zeca Pagodinho’

Pronera

Programa de educação do campo ligado à reforma agrária já formou mais de 200 mil pessoas

PENSE NO HAITI

Revolução Haitiana é tema de peça teatral apresentada no Recife Antigo, neste sábado

PIOROU PRA ELA

Gilmar Mendes manda anexar ação sobre perseguição armada em pedido de extradição de Zambelli

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.