Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Comunicação

No CE, portal “Mídia Bixa” produz jornalismo independente com pautas do universo LGBT

Atualmente, o Mídia Bixa conta com 20 jornalistas associados que contribuem com a produção dos conteúdos.

30.jun.2020 às 15h09
Fortaleza (CE)
Francisco Barbosa

De acordo com o jornalista e editor do site, Rafael Mesquita, o principal objetivo do Mídia Bixa é dar voz. - Foto: Divulgação / Prefeitura de BH

Desde fevereiro deste ano, Fortaleza conta com um novo espaço de comunicação na web: o Mídia Bixa, um jornal digital que produz conteúdos sobre diversos temas de interesse público sobre universo LGBTI+ (lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, intersexual e queer). De acordo com o jornalista e editor do site, Rafael Mesquita, o principal objetivo do Mídia Bixa é dar voz. “Enquanto LGBTIs, não queremos só sermos vistos pelo olhar do outro, queremos construir a nossa própria narrativa. Uma leitura da realidade a partir de corpos dissidentes, que sabem quais feridas precisam curar e quais algozes precisa enfrentar”. Ele afirma que a meta é oferecer um olhar queer para o mundo, mas que não se limite às pautas do universo queer. Produzir um jornalismo que promova os direitos humanos, a igualdade de direitos, a dignidade e o valor das pessoas. “É construir um conteúdo aprofundado, crítico, reflexivo, ético, humanizado, independente e de interesse público sobre o universo LGBTI+”.

Atualmente, o Mídia Bixa conta com 20 jornalistas associados que contribuem com a produção dos conteúdos. “Importante citar que a maioria tem um trabalho regular e que dedica o tempo disponível ao projeto. O site entrou no ar em junho.”, explica, Rafael. O jornal digital está presente no facebook, youtube, instagram, no twitter e pelo site midiabixa.com.br, e há a pretensão de ampliar sua presença e desenvolver estratégias mais arrojadas para whatsapp e newsletter e avançar no relacionamento com o público.

Rafael explica que o Mídia Bixa chega num momento muito relevante. “Então, a nossa importância social e política é a mesma do Lampião da Esquina, que circulou na Ditadura, mas de uma forma mais amadurecida, sem incorrer em preconceitos velados. É trazer o ponto de vista LGBTI+, é ocupar nosso lugar de fala, é construir um espaço de fala também, enfrentando uma narrativa jornalística comercial que hoje se diz pró-direitos queer, mas que, na realidade, escamoteia, por força das rotinas produtivas ou por puro viés ideológico, uma certa LGBTIfobia. É enfrentar o fascismo e as ideias fascistas que ganham corpo na internet”. 

Mídia LGBTQI+ no Brasil

Questionado sobre o Mídia Bixa ser o primeiro site de informações feito e voltado para o público LGBTI+, Rafael explica que o Midia Bixa não é o primeiro site, mas é o único que é de perfil jornalístico. “Há muitos projetos de entretenimento, que mesclam conteúdo informativo, mas nós optamos por pegar esse nicho jornalístico que tem carência de produtos segmentados”.

Rafael informa que o primeiro jornal bixa de circulação nacional foi o Lampião da Esquina, que existiu de 1978 a 1981. Outros títulos importantes, de acordo com ele, foram a Chana com Chana, Sui Generis, G Magazine, DOM e Junior. “No país, como lembrou Gean Gonçalves, nosso colunista e ex-repórter do veículo, tivemos portais noticiosos como o MixBrasil, histórico por ter sido o primeiro no segmento na América Latina. Então, somos um dos poucos portais, eu diria, fundamentalmente jornalístico em operação no Brasil”.

Editado por: Monyse Ravena
Tags: brasil de fato cecomunicação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIREITO EM RISCO

Jabuti na MP do IOF pode comprometer seguro-defeso de mais de 1 milhão de pescadores artesanais

ALERTA MÁXIMO

Governador do RS pede evacuação urgente de áreas de risco diante de chuvas intensas

Ritmo acelerado

Cadeia de deportações: Trump diz que pretende expulsar 1 milhão de migrantes por ano

Centrão

Base aliada de Lula 3 é a mais infiel dos últimos 30 anos, mostra levantamento

por mais direitos

Ações para população LGBTQIA+ avançam próximo à Conferência Nacional

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.