Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Investigação

Corregedoria da Câmara vai apurar denúncia de assédio sexual contra Feliciano

Deputadas entregam representação ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que a remeterá à corregedoria

11.ago.2016 às 18h36
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h36
Rede Brasil Atual
Redação
Bancada feminina da Câmara exige “que denúncias de tamanha gravidade tenham uma resposta da casa”

Bancada feminina da Câmara exige “que denúncias de tamanha gravidade tenham uma resposta da casa” - Bancada feminina da Câmara exige “que denúncias de tamanha gravidade tenham uma resposta da casa”

A bancada feminina na Câmara Federal entregou nesta quarta-feira (10) ao presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), representação contra o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), acusado de agressão, assédio sexual e tentativa de estupro da estudante Patricia Lelis, que era militante da juventude de seu partido.

“O presidente da Câmara se comprometeu a conduzir (o processo), é obrigatório ir à corregedoria parlamentar para que haja uma sistematização de indícios e depois volta à mesa, para ser encaminhado ao Conselho de Ética. Ele propôs o nosso acompanhamento de perto. Ele vai conduzir isso com acompanhamento da bancada feminina, tanto na corregedoria quanto na mesa para que depois volte ao Conselho de Ética”, disse hoje a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Ao defender que as acusações sejam apuradas com rigor, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que a bancada feminina exige “que denúncias de tamanha gravidade tenham uma resposta da casa”. “Não há uma conotação partidária na representação e nem qualquer tipo de conotação religiosa”, destacou ainda. “Nós estamos aqui defendendo a dignidade deste Parlamento, a dignidade das mulheres e a democracia. E todos esse elementos exigem que nós tenhamos uma investigação sem pré-julgamento e com amplo direito de defesa, como cabe no processo democrático.”

Na sexta-feira (5), as deputadas já haviam protocolado representação na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal (MPF). Esse documento foi fundamentado em matérias divulgadas pela imprensa e em depoimentos da estudante. A procuradora Deborah Duprat, que recebeu a denúncia, comprometeu-se a passar as informações ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Como Feliciano tem prerrogativa de foro privilegiado, o caso deve ser investigado pela PGR.

Também na sexta-feira, a estudante registrou boletim de ocorrência no 3ª DP da capital, em Santa Efigênia, contra o chefe de gabinete do deputado, Talma Bauer, que foi detido sob suspeita de ter mantido a jovem em cárcere privado em um hotel da região central de São Paulo, forçando-a a gravar vídeos em defesa do deputado pastor.

No depoimento ao delegado Luiz Alberto Hellmeister, Patricia teria dito que o pastor chegou a ameaçá-la com uma faca para forçá-la a fazer sexo. Segundo Patricia, o crime aconteceu no apartamento funcional do deputado em Brasília, em 15 de junho.

Erika Kokay alertou que a bancada não permitirá a desqualificação da vítima, comum nesse tipo de crime. “Não permitimos a culpabilização de quem está denunciando a violência. Portanto, nós estamos assegurando que haja a presunção da inocência e amplo direito de defesa, mas nós repudiamos qualquer tentativa de se desqualificar para justificar que não haja qualquer tipo de apuração”, afirmou.

A iniciativa da bancada feminina é assinada por entidades da sociedade civil que lutam por direitos das mulheres, como Marcha Mundial de Mulheres, Rede Economia e Feminismo, Rosas pela Democracia, Mulheres da CUT, Sempre Viva Organização Feminista, União Brasileira de Mulheres e Coletivo Feminino Plural.

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Hostilidade

EUA anunciam novas sanções contra Cuba em meio a tensões diplomáticas crescentes

Contra a devastação

Domingo em Brasília será marcado com ato unificado contra o ‘PL da Devastação’

'Inimigo do povo'

Movimentos ocupam Rodoviária de Brasília em protesto por avanço de pautas trabalhistas no Congresso

assista

Grande Otelo: o ícone negro que revolucionou o cinema brasileiro

Prejuízo

Armazém do Campo DF é assaltado pela terceira vez em 2025 e prejuízo chega a R$ 4 mil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.