Após a morte da secretária da diretoria da Maternidade Frei Damião, Quézia Leite, de 31 anos, que estava com suspeita de COVID-19, uma das diretoras do hospital está internada, desde sábado (21), pelo mesmo motivo .
Trata-se da fisioterapeuta Rosângela Guimarães, que é diretora administrativa da maternidade, e está internada, em estado grave com sintomas de pneumonia, no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (PB). O marido de Rosângela também apresenta sintomas da doença.
Por conta do risco de contaminação, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Saúde, fará um processo de desinfecção na Maternidade Frei Damião.
Nota
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que já está em curso um processo de desinfecção da Maternidade Frei Damião, na parte interna do prédio e nas áreas de cuidado e de apoio da unidade. Além disso, está organizando uma equipe de resposta rápida de psicólogos e psiquiatras para cuidado e manejo ao estresse pós traumático que funciona como suporte a todos os profissionais que trabalhavam com a vítima do trágico evento.
Nas próximas 24h, durante todo o processo de desinfecção, a Frei Damião receberá o apoio de outras maternidades da Rede, que irão trabalhar como retaguarda da unidade para que os atendimentos de emergência encaminhados pelo SAMU e algumas demandas espontâneas possam ser encaminhadas prioritariamente para esses hospitais.
Governo da Paraíba
Secretaria de Estado da Saúde
João Pessoa, 24 de março de 2020.