Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Denúncia

Barcas fazem travessia Rio-Niterói lotadas, sem álcool em gel e sabão nos banheiros

Com suspensão de ônibus intermunicipais, transporte passou a ser única opção para trabalhadores de serviços essenciais

31.mar.2020 às 16h48
Rio de Janeiro (RJ)
Eduardo Miranda
Barca atravessa baía de guanabara

Intervalo de saída de embarcações das estações passou a ser de hora em hora após decreto estadual da quarentena - Henrique Freire/ GERJ

Passageiros que viajam nas barcas entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói vêm se queixando da lotação e das condições sanitárias nas embarcações desde que o governo estadual determinou a suspensão das viagens de ônibus intermunicipais em decorrência da pandemia do coronavírus. A concessionária CCR Barcas vem fazendo de forma exclusiva o trânsito reduzido de pessoas entre as duas cidades.

Na última quinta-feira (26), a CCR Barcas informou que havia realizado desinfecção de embarcações nas estações e que instalou recipientes com álcool em gel para os passageiros. Mas o deputado estadual Flávio Serafini (Psol) afirmou, na última segunda-feira (30), que recebeu diversas denúncias sobre as condições de funcionamento do transporte.

::Estado do Rio de Janeiro prorroga quarentena até 13 de abril::

Em sua página no Facebook, o parlamentar explicou que decidiu vistoriar as barcas depois de ter enviado pedidos de esclarecimentos às secretarias de Saúde e de Transporte e à Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do estado (Agetransp), mas não ter recebido nenhuma resposta dos órgãos responsáveis.

"O transporte aquaviário é a única maneira que os trabalhadores e trabalhadoras têm para se deslocar entre esses municípios. Muito nos preocupou a ausência de álcool em gel na estação Araribóia [em Niterói] e a ausência de sabão nos banheiros, dois fundamentais agentes no combate ao covid-19", relatou Serafini.

Ainda segundo o deputado, a redução da frequência de saída das embarcações do Rio e de Niterói provocou mais problemas. De acordo com a determinação estadual, as barcas passaram a sair de hora em hora nas duas cidades e o trânsito só está permitido a trabalhadores de serviços essenciais. Em tese, a medida deveria deixar as embarcações mais vazias para evitar o contágio da covid-19.

::Contra crise, entidades defendem tributação de ricos e preveem arrecadar R$ 272 bi::

"Há problemas com o cumprimento de horários e lotação das embarcações, que acreditamos estar superior ao ideal para evitar aglomeração de pessoas. Iremos fazer todas as representações necessárias para a Vigilância Sanitária, Agetransp e demais órgãos envolvidos, para que seja respeitadas as medidas de proteção à população neste momento", declarou Serafini.

O Brasil de Fato procurou a CCR Barcas para esclarecimentos sobre as denúncias mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. 

Editado por: Mariana Pitasse
Tags: barcasccrcovidniteróiriodejaneiro
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEPOIMENTO

Ex-ministro diz que alertou Bolsonaro sobre gravidade de golpe

MEMÓRIA CULTURAL

Multipalco revive a história e a obra de Plínio Bernhardt, um grande artista que viveu à sombra dos holofotes

AMEAÇA À DEMOCRACIA

‘Dia nefasto para a pátria’: reações após condenação de Cristina Kirchner apontam injustiça e perseguição

Repressão nos EUA

Polícia paralela, crianças algemadas e imigrantes desaparecidos: ‘Clima nos EUA é de Estado sem direito’, relata brasileiro

PERSEGUIÇÃO JUDICIAL

Líderes, movimentos e sindicatos protestam contra condenação de Cristina Kirchner

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.