Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Saúde

1º de Junho

Com fim do lockdown, Ceará anuncia plano de retomada das atividades econômicas

O processo de reabertura conta com uma fase inicial de transição, em que estão contemplados 17 setores

29.maio.2020 às 14h56
Fortaleza (CE)
Francisco Barbosa

O governador Camilo Santana afirmou que o plano foi gestado pelo Grupo de Trabalho Estratégico, envolvendo o poder executivo, setor produtivo e sociedade civil - Prefeitura de Fortaleza

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), apresentou ontem (28), em suas redes sociais, detalhes sobre o Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais que será colocado em prática a partir de segunda-feira, 1º de junho. O processo prevê uma fase inicial de transição, em que estão contemplados 17 setores, e mais quatro fases de abertura que, de acordo com Santana, irão obedecer a critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos. O governador também informou  que o plano foi elaborado com participação do poder executivo, do setor produtivo e da sociedade civil.

Retorno das atividades

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) que integra o Fórum em Defesa da Vida, articulação de movimentos populares que apresentaram um conjunto de demandas ao Governo do Estado, acredita que o retorno das atividades econômicas anunciadas pelo Governo do Ceará, nesse exato momento, na proporção que é colocado, ainda é muito temerário e muito perigoso, porque se houve algum relaxamento no número de ocupação dos leitos, por exemplo, ou se houve uma desaceleração como a Secretaria Estadual de Saúde tem colocado em relação ao coronavírus, isso foi por conta do isolamento social mais firme, o lockdown, que foi instalado na cidade de Fortaleza.

O presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, explica que as escolhas do governo em relação a quais atividades devem ser retomadas nesse momento também são temerárias. Ele cita salões de beleza e barbearia, igrejas e templos, academia, clubes, show e espetáculos – posteriormente shoppings, cinemas e treinos de futebol. “Me parece que as escolhas do ponto de vista operacional são as piores possíveis. Qual a justificativa para se abrir uma academia a partir de 20 de junho, como foi colocado? Qual a justificativa para abrir academias, clubes, shows e espetáculos que aglomeram, de fato, pessoas?”.

“A gente tem observado, inclusive em alguns estados brasileiros, que a tentativa de retomar a atividade econômica, de alguma forma, surtiu um efeito contrário, que foi por exemplo em Santa Catarina. A reabertura do comércio por lá fez os casos de coronavírus triplicar em três semanas”, completa.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará também se mostrou preocupada com o plano apresentado e informou que irá participar da reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus nesta sexta-feira (29). De acordo com a assessoria de comunicação da CUT, a reunião, que também contará com outras entidades, discutirá a reabertura setor por setor, respeitando a proteção da saúde e dos direitos dos trabalhadores.

::Músico relata como venceu covid-19; no CE, já são 22 mil pessoas recuperadas::

Plano de Reabertura

A primeira etapa anunciada para a reabertura, que começa na próxima segunda-feira (1º), é de transição e irá possibilitar a operação de 100% da área de saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos; 31% da cadeia da construção civil, com até 100 operários por obra e; 30% de efetivo no setor produtivo.

Além dessas áreas, a etapa também contará com o retorno de percentuais de outros setores, como indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; e esporte, cultura e lazer.

A transição levará sete dias, após esse período está programado quatro fases de retomada. A primeira fase está prevista para ter início no dia 8 de junho e deverá durar quatorze dias. As fases seguintes só serão implantadas de acordo com as avaliações das fases anteriores. Durante o pronunciamento, Camilo Santana disse para que o plano possa funcionar, é fundamental haver o respeito aos decretos.

::Um dia após anúncio de abertura, capital paulista tem 92% das UTIs ocupadas::

Isolamento Social

Mesmo com a abertura do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, o isolamento social ainda está mantido no estado. O decreto que torna esse isolamento mais rígido se encerrará no dia 31 de maio. A ideia é que a partir do dia 1º de junho o isolamento volte a ser mais moderado, como foi no início da quarentena no estado.

::Com avanço da covid-19 nas aldeias, Guarani-Kaiowá apelam por sobrevivência::

Curva de casos no Ceará

Um grupo de professores da PUC-Rio criou a plataforma Covid-19 Analytics, um modelo de previsão do número de caos e óbitos por covid-19, com o objetivo de ofertar uma ferramenta de apoio no gerenciamento da crise na saúde.
Em nota, o Covid-19 Analytics informou que o estado do Ceará está com baixa taxa de reprodução do coronavírus. De acordo com a nota, no dia 22 de maio, o Ceará registrou 3.100 novos caso, enquanto que no dia 26 foram 836, chegando a 254 novos casos no dia 27. O texto explica que é comum os registros de novos casos terem atraso em muitos estados, fazendo com que alguns dias tenham números muito elevados e outros números muito baixos, mas que é importante ver se a tendência se mantêm por uma ou duas semanas.

::Na pandemia, rádios comunitárias do MST levam informação a áreas da reforma agrária::

Segundo dados divulgados pela plataforma, a taxa de reprodução da doença no Ceará vem apresentando valores inferiores à 1 desde o dia 24 de maio. Atualmente essa taxa se encontra na casa dos 0,66.
 

Editado por: Monyse Ravena
Tags: sindicatos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ROUBO MILIONÁRIO

Banco Central suspende três financeiras após ataque ao sistema do Pix

Desafios globais

‘Países do Sul Global são os mais afetados por mudanças climáticas’, diz diretor do BNDES em seminário do Brics

DENÚNCIA

Microsoft, Amazon e Google estão entre 48 empresas ligadas ao massacre de Gaza, diz ONU

FÉRIAS ESCOLARES

Festival de Teatro para Crianças movimenta os palcos do Recife a partir deste sábado (5); confira a programação

VISÕES POPULARES

‘Regime sionista não completará 100 anos’, avalia Breno Altman

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.