Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Celebração virtual

Jornal da Universidade celebra 23 anos com debates sobre jornalismo na UFRGS

Para comemora a data, entidade realizará lives para debater o jornalismo e a imprensa  

29.set.2020 às 15h28
Porto Alegre
Redação

Jornal da Universidade comemora mais de duas décadas - Flávio Dutra | JU

Para marcar os 23 anos do Jornal da Universidade (JU), publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dois debates virtuais serão realizados. O primeiro, Jornalismo na Atualidade, acontecerá durante quarta edição do Esquinas – Ciclo de Debates, nesta terça-feira, às 19h30min, e terá como convidado o jornalista José Roberto de Toledo, da revista Piauí e do podcast Foro de Teresina. A atividade terá transmissão na UFRGS TV pelo YouTube e pelo Facebook do JU. 


Primeiro debate virtual discutirá Jornalismo e Atualidade / Divulgação

Ainda como atividade comemorativa das mais de duas décadas do JU, será realizado um debate sobre Imprensa e democracias, na live Controvérsias NUPERGS, que acontece na quinta-feira (01), às 17h, pelo Facebook e Youtube do IFCH-UFRGS. Participam o jornalista Emmanuel Colombié, diretor regional da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina, e a pesquisadora Sônia Virgínia Moreira, professora da UERJ e ganhadora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2020, concedido pela Associação Brasileira de pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A mediação é do jornalista Everton Cardoso, editor-chefe do JU. 

O jornal lançará também em sua vigésima sétima edição digital, um número especial com reportagens, entrevista e artigos que debatem questões do jornalismo de modo geral – interesse público, diversidade, qualidade da informação – e do fazer jornalístico dentro do contexto universitário. Também iniciará a série 'Minha saudade na UFRGS', em que técnicos, docentes e alunos da Universidade contam sobre lugares, pessoas e situações das quais sentem falta neste momento de atividades remotas.

Além disso, entra no ar o projeto Memória JU, que pretende reunir e tornar pública e de livre acesso toda a coleção física e digital do jornal, além de trazer a trajetória do veículo e sua contribuição para o registro da história da UFRGS.


Segundo debate acontecerá nesta quinta-feira (01), e terá como tema a Imprensa e Democracias / Divulgação

História do Jornal

Editado desde 1997 como projeto jornalístico da Secretaria de Comunicação Social da UFRGS, o JU, conforme se define, é um espaço de construção da imagem da Universidade como instituição voltada para o conhecimento e para o desenvolvimento cultural e científico. Desde a sua criação, conta com o trabalho de jornalistas profissionais e com a colaboração de bolsistas e estagiários de Jornalismo.

Com o início do distanciamento social, em março deste ano, as edições estão concentradas apenas no formato digital. Durante esse período, foram lançadas 27 edições online, incluindo 128 reportagens e entrevistas, além de 82 artigos da comunidade acadêmica sobre diversos temas da atualidade.

Na sua versão impressa, o Jornal da Universidade faz parte do cotidiano acadêmico da UFRGS com pontos de distribuição gratuita em diversos espaços e marca presença importante, com circulação específica, em momentos como o ingresso dos calouros, o Portas Abertas, o Salão UFRGS e eventos acadêmicos e culturais que acontecem na Universidade.

Sobre os programas

O Esquinas é uma coprodução do Jornal com o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS e prevê participação significativa do público presente com perguntas e provocações, desta vez recebidas por meio das plataformas digitais nas quais se fará a transmissão.

O Controvérsias é uma promoção do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-grandense, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFRGS.

*Com informações da UFRGS

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

R$43 milhões

Lula lança programa Solo Vivo no Mato Grosso ao lado de Fávaro, com entrega de máquinas agrícolas

CINEMA

Wagner Moura e Kleber Mendonça são premiados em Cannes

TERRA SAGRADA

No caminho do Nhandereko: povo Guarani revive agricultura ancestral em São Paulo

Agradecimento

Escola do MST escreve carta para família de Sebastião Salgado: ‘Semente não morre; transforma-se’

GENOCÍDIO

Escudos humanos: soldados de Israel revelam uso de palestinos para checar presença de bombas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.