Um grupo com cerca de 30 comerciantes informais do bairro de São José, no centro da capital pernambucana, fez um protesto na última terça-feira (28). Eles protestaram contra a retirada dos fiteiros pela Prefeitura do Recife, pois disseram que isso ocorreu sem aviso prévio em meio à pandemia do novo coronavírus e sem oferecer um projeto de realocação dos trabalhadores.
De acordo com a presidente da Associação de Trabalhadores Informais do Recife (APIR), Alessandra Fonseca, os agentes da prefeitura que falaram com os trabalhadores no dia 20 de maio, data em que retiraram os fiteiros, alegaram que eles precisam sair do espaço do entorno do Mercado de São José, mas não apresentaram um projeto ou uma alternativa como fizeram com os feirantes da região.
Em Nota, a Prefeitura do Recife afirmou que os comerciantes foram notificados oficialmente pela mudança desde 2019. Além disso, declarou que "os comerciantes receberam bancas e quiosques no centro comercial do Cais de Santa Rita e no anexo do Mercado de São José, com mais conforto e qualidade para as vendas e para os clientes".