Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

SUSTENTABILIDADE

Artigo | A importância do desenvolvimento sustentável para os municípios brasileiros

O Brasil está entre os 193 países que aderiram à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

12.ago.2020 às 15h11
Belo Horizonte
Rafael Aquino
cidade, verde, sustentabilidade

A aplicabilidade dos indicadores e das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, podem ser traduzidas para a realidade de cada município" - Reprodução

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são parte de uma nova agenda mundial de desenvolvimento adotada pela ONU e seus 193 Estados-membros. Essa agenda, lançada em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições.

Na verdade, os ODS foram construídos a partir dos resultados da Rio+20, tomando como referência os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), agenda acordada em 2000, com 8 objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram constituídos de maneira integrada, associados às três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. São compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030. Buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, bem como enfrentar os maiores desafios de nossos tempos (ONU, 2016).

O Brasil está entre os 193 países que aderiram à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O território brasileiro possui o total de 5.570 municípios, que são unidades federativas dotadas de autonomia administrativa, política e econômica. No entanto, os acentuados problemas de infraestrutura e a escassez de recursos, impactam diretamente no processo de implementação de políticas públicas, que possibilitem a incorporação dos objetivos globais da Agenda 2030 nos municípios.  

17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030 compõem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Segundo a especialista em política no Centro RIO+, Laura Hildebrandt , “a implementação das metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ocorre no nível municipal e, portanto, é necessário garantir interlocução com o poder público e sociedades civis locais para atingi-las”. Neste sentido, os desafios na coordenação das políticas públicas alinhadas aos ODS, se tornaram ainda maiores depois que foi decretada a extinção do Ministério das Cidades, no processo de reforma ministerial do Governo Bolsonaro.

é preciso que as ações sejam coordenadas e implementadas com a participação da sociedade civil, da academia e do setor privado

O Ministério das Cidades era o órgão responsável pela efetivação de importantes políticas urbanas e do direito à cidade,  como os objetivos de combater as desigualdades sociais, transformar as cidades em espaços mais humanizados e ampliar o acesso da população à moradia, saneamento, mobilidade e transporte. O Ministério das Cidades exercia um papel essencial de mediação entre a União, os estados e os municípios sobre a gestão democrática das cidades, desenvolvimento urbano e na implementação da agenda 2030.

Para que os municípios brasileiros possam integrar os ODS em sua agenda governamental é preciso que as ações sejam coordenadas e implementadas com a participação da sociedade civil, da academia e do setor privado. A qualidade de vida nas cidades integradas às metas globais de desenvolvimento sustentável articula diferentes políticas públicas, tais como saneamento ambiental, mobilidade urbana e transportes, habitação e regularização fundiária, aos processos de planejamento e gestão do uso e ocupação do território. 

A aplicabilidade dos indicadores e das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, podem ser traduzidas para a realidade de cada município, por meio de diagnósticos locais, que permitam auxiliar os gestores públicos com dados efetivos, que possam subsidiar sua integração econômica, social e ambiental.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) orientam os municípios brasileiros na busca de soluções para problemas de escala global. Neste sentido, a administração local é fundamental para consolidar estes objetivos de sustentabilidade e de redução das desigualdades. Porém, alguns municípios insistem numa visão de desenvolvimento fortemente predatória, sem mensuração de impactos de médio e longo prazo, que podem prejudicar fortemente as futuras gerações.  

Os ODS tratam de temas cruciais para a humanidade, trazem visões de um futuro melhor, mais justo e inclusivo

Ações como a revisão de planos diretores, das leis de uso, ocupação e parcelamento de solo são realizadas com o intuito de facilitar a instalação de empreendimentos, sempre sob a justificativa de gerar empregos e desenvolvimento regional. Mas, em contrapartida destroem o meio ambiente e colocam em risco toda a população das cidades e dos seus arredores. Os ODS tratam de temas cruciais para a humanidade, trazem visões de um futuro melhor, mais justo e inclusivo.

São Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) segundo a agenda da ONU: Erradicação da pobreza. Fome zero e agricultura sustentável.  Saúde e bem-estar. Educação de qualidade. Igualdade de gênero. Água limpa e saneamento. Energia limpa e acessível. Trabalho decente e crescimento econômico. Inovação infraestrutura. Redução das desigualdades. Cidades e comunidades sustentáveis. Consumo e produção responsáveis. Ação contra a mudança global do clima. Vida na água. Vida terrestre. Paz, justiça e instituições eficazes. E por fim, Parcerias e meios de implementação.

Rafael Aquino é cientista político.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Referências

AQUINO, Rafael Luiz de. Políticas de cultura nos municípios da região metropolitana de Belo

Horizonte. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2018.

COELHO, Bianca. Não ao fim do Ministério das Cidades: arquitetos lançam petição online. ArchDaily, 31 out.2018. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/905044/nao-ao-fim-do-ministerio-das-cidades-arquitetos-lancam-peticao-online>. Acesso em: 25/07/2020

CNM. Conferência Nacional de Municípios. Guia para Integração dos ODS nos Municípios Brasileiros. Disponível em: <https://www.cnm.org.br/biblioteca/exibe/2855>. Acesso em: 25/07/2020

ONU – Organização das Nações Unidas. Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/06/Roteiro-para-a-Localizacao-dos-ODS.pdf. Acesso em: 18/07/2020

ONU – Organização das Nações Unidas. Cidades são essenciais para atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dizem agências da ONU. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/cidades-sao-essenciais-para-atingir-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-dizem-agencias-da-onu/>. Acesso em: 25/07/2020

PNUD. Territorialização dos ODS alcançará 110 municípios do Brasil. Disponível em: <https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/presscenter/articles/2019/territorializacao-dos-ods-alcancara-110-municipios-do-brasil.html>. Acesso em: 18/07/2020

Editado por: Elis Almeida
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Disputa

AGU vai ao STF contra derrubada de decreto do governo que altera IOF

Cenário apocalíptico

Fotógrafo transformou imagens da Amazônia em uma denúncia dos efeitos da emergência climática; veja imagens

'Gestão sem alma'

Remoções no Jardim Pantanal (SP) podem levar famílias já vulneráveis ao endividamento, alerta Frente de Luta

Dólar a R$ 5,43

Queda do dólar abaixa até preço do pão, mas não garante estabilidade ‘de jeito nenhum’, diz economista

Em São Paulo

‘Sob fogo’: Unifesp debate crimes de guerra e ataques à saúde em Gaza nesta terça (1º)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.