Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

EDUCAÇÃO

Em Cachoeiras de Macacu (RJ), projeto aponta os impactos da Ditadura no campo

A segunda etapa do projeto ‘Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro’ começa em maio

01.fev.2020 às 14h01
Rio de Janeiro (RJ)
Jaqueline Deister
Primeira etapa do curso ‘Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro’ realizada em 2017

Primeira etapa do curso ‘Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro’ realizada em 2017 - foto: divulgação

A história dos conflitos e da resistência à Ditadura Civil-Militar no estado do Rio de Janeiro é desconhecida pela maioria da população. Municípios como Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Cachoeiras de Macacu foram palcos de assassinatos, repressão, perseguição política e grilagem de terras no período de 1964 a 1988.

A pesquisa que revelou as marcas da Ditadura na região metropolita e serrana do estado foi realizada pela professora do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),  Leonilde Mederios. Ao longo da investigação, a pesquisadora encontrou poucas referências documentadas sobre os conflitos e decidiu ir à campo para apurar as histórias que estavam esquecidas. 

Foi a partir deste processo e da inquietação de alguns moradores de Cachoeiras de Macacu, que desconheciam a história do seu próprio município, que surge o projeto ‘Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro’. A primeira etapa da iniciativa composta de quatro oficinas mensais ocorreu em 2017 e atendeu 40 professores. A recepção do projeto foi positiva e um segundo encontro será realizado a partir do final deste mês.

“Nesta segunda oficina queremos chegar com um material final para os alunos. Um material enxuto, ilustrado e com uma linguagem que adolescentes de 14 a 15 anos leiam. Estamos interessados em ver como será esta segunda turma, porque na primeira, claramente os professores eram mais politizados , conheciam o debate e chegar na história local foi o novo, mas contextualizar na história brasileira, a ditadura e a justiça de transição não foi tão novo para eles”, destaca a pesquisadora.

As oficinas estão sendo elaboradas por professores de universidades públicas e pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) com o apoio da Secretaria de Educação do município de Cachoeiras de Macacu. O integrante do MAB, Silas Borges, afirma que um dos principais objetivos do projeto é resgatar o valor da terra para a população local.

“É de extrema importância que este projeto seja desenvolvido aqui na região. Conseguimos, a partir dele, conquistar os professores para a luta contra a barragem. Conseguimos mostrar para as pessoas a importância de se lutar por reforma agrária, pela água, pela terra, por uma agricultura saudável e por educação”, ressalta o agricultor.

Para Silas e muitos outros moradores de Cachoeiras de Macacu, o projeto ‘Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro’ é uma ferramenta de conscientização, a partir do passado, sobre  os danos que a especulação indiscriminada dos bens comuns, como a água e a terra, pode gerar na sociedade.

*A pesquisa desenvolvida pela professora  Leonilde Mederios contou com a participação de uma equipe de 18 pessoas, entre pesquisadores e apoio técnico.

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: ditaduraeducaçãoradioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PAREM O FIM DO MUNDO

Artistas e ativistas protestam no Recife Antigo contra ameaças de retrocesso ambiental, neste domingo (13)

LEI

Pessoas com deficiência terão cotas no ensino técnico e superior de SP

RECUPERAÇÃO

Bolsa de Valores de Caracas é uma das mais valorizadas do mundo em 2025 

Crise

Taxação de Trump trava exportações brasileiras e deixa toneladas de mel e peixe encalhadas

FEMINICÍDIO ZERO

Em audiência com ministra das Mulheres, Eduardo Leite se compromete com instalação da Casa da Mulher Brasileira

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.