Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

Maternidade

Mães em prisão domiciliar devem ter apoio do Estado, diz membro do Condepe

STF concede habeas corpus coletivo para mães cujos casos não foram julgados e adolescentes grávidas

01.fev.2020 às 10h42
São Paulo (SP)
Juliana Gonçalves
O sistema penitenciário não possui condições de atender mulheres e crianças

O sistema penitenciário não possui condições de atender mulheres e crianças - Correio 24 horas

Enrico nasceu no hospital e dois dias depois, foi confinado com a mãe em uma cela apertada. A mãe Jéssica Monteiro, de 24 anos, tinha sido presa por portar maconha dias antes.

A imagem dos dois, mãe e filho, dividindo um colchão atrás das grades veio à tona após o Carnaval e levantou polêmica sobre a maternidade no cárcere, que também ocorre com mães adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa na Fundação Casa. Agora, o debate é sobre a responsabilidade do Estado no acompanhamento das mães e das crianças em casa.

O advogado Ariel de Castro Alves, coordenador da Comissão da Infância e Juventude do Condepe, o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana, foi o responsável por denunciar o abuso sofrido por Jéssica no cárcere. Ele defende que a prisão domiciliar não isenta o estado de dar assistência às mulheres.

"É importante que as mães em prisão domiciliar sejam atendidas e visitadas por agentes de saúde e por profissionais dos Centros de Referências da Assistência Social. E, se necessário, acompanhadas pelos Conselhos Tutelares. Essas crianças não podem ficar em situação de risco então isso precisa ser fiscalizado e observado pelo Estado que não pode se isentar de suas responsabilidades", disse o membro do Condepe.

Habeas Corpus

Jéssica conseguiu a prisão domiciliar às vésperas do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do pedido de habeas corpus coletivo (HC 143641), que solicitou a libertação imediata para a prisão domiciliar de presas que aguardam o julgamento e que sejam gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz ou mães de crianças pequenas.

A decisão engloba também adolescentes condenadas que estejam grávidas ou são mães de filhos até 12 anos e que cumpram pena na Fundação Casa. Por quatro votos a um, os ministros concederam na última terça-feira (20) o habeas corpus coletivo.

Nathalie Fragoso, uma das três advogadas do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos, que foi o grupo responsável pelo texto do habeas corpus coletivo, comemora e considera a decisão um grande passo na direção da garantia dos direitos das mulheres presas.

"Especialmente porque isso foi feito a partir de uma reconhecimento pela corte que a gente vive uma momento que as violações são cometidas de maneira sistemática, coletiva e estrutural e que é preciso habilitar instrumentos eficazes para responder a essas violações", disse Nathalie.

Em seu voto, o relator, o ministro Ricardo Lewandowski, retirou do habeas corpus coletivo mulheres que praticaram crimes com violência ou grave ameaça e contra seus descendentes. A decisão deve ser implementada em todo o País em até 60 dias.

Fragoso acredita que a decisão visa também combater fenômeno da prisão provisória que é utilizada de maneira abusiva no país. Hoje, cerca de 40% da população carcerária é composta por presos provisórios.

De acordo com relatório divulgado em 2012 pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) e pela Pastoral Carcerária, cerca de 80% das mulheres presas em São Paulo são mães.

No Brasil, a população de mulheres presas segue crescendo, aumentando em 500% entre 2000 e 2014, muito por causa da guerra às drogas. No total, são 42,3 mil presas. As brasileiras compõem a quarta maior população feminina encarcerada do mundo.

Editado por: Juca Guimaraes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

EDUCAÇÃO

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

MONITORAMENTO

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

5ª edição

‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.