Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Educação

Entidades lançam nota de apoio à autonomia da UFRGS

O texto também pede que seja respeitado o resultado da consulta interna realizada com a comunidade acadêmica

07.set.2020 às 11h30
Porto Alegre
Redação

Professor Carlos Bulhões foi o candidato menos votado entre professores, alunos e técnicos da UFRGS - Luiza Castro/ Sul21

Vinte e cinco entidades da sociedade civil lançaram manifesto contra a eventual nomeação de um novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que não aquele nome escolhido em votação livre e democrática realizada por professores, alunos e funcionários. Notam que a escolha dos novos reitor e vice-reitor aconteceu na maior votação da história da UFRGS e que a nomeação de uma reitoria sem amplo reconhecimento da comunidade acadêmica representaria “uma afronta” à autonomia da universidade.    

O documento acrescenta que a UFRGS vem sendo considerada “a melhor universidade pública federal do país por oito anos consecutivos” e que uma escolha do governo federal que desrespeite os resultados da eleição significaria “um risco de retrocesso na trajetória de avanços constantes na qualidade de suas atividades”. O documento reúne organizações representativas de vários setores da sociedade, entre eles professores, advogados, jornalistas, sociólogos, ecologistas, juristas, artistas, entre outros.

Leia também: Resultado da eleição para reitoria da UFRGS aprofunda debate sobre paridade

Veja abaixo a nota completa 

Nota de apoio à autonomia da UFRGS e à nomeação do primeiro lugar da lista tríplice

As entidades e movimentos abaixo-assinados vêm a público manifestar sua preocupação com a possibilidade, veiculada na imprensa, de que o governo federal não respeite a tradição de nomear os candidatos indicados em primeiro lugar na consulta feita à comunidade acadêmica para a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

A UFRGS vem sendo avaliada como a melhor universidade pública federal do país por oito anos consecutivos. Nela, uma comunidade que supera 45 mil pessoas realiza suas atividades; são mais de 27.400 alunos de graduação e 12.500 alunos de pós-graduação, mais de 2.900 docentes, 91% deles com doutorado, e de 2.500 técnicos-administrativos, 52% deles com formação superior à graduação.

A UFRGS se dedica ao ensino, do Fundamental à Pós-Graduação, em todas as áreas do conhecimento, desenvolve pesquisa, com reconhecidos níveis de excelência, e realiza diversificadas atividades de extensão junto a comunidades, que atingem mais de 50.700 pessoas.

O destaque obtido por uma universidade do porte da UFRGS nas avaliações nacionais e internacionais é resultado da dedicação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, em um ambiente de necessária liberdade de pensamento e compromisso com a sociedade, garantidos pela autonomia que caracteriza a vida das universidades públicas em todo o mundo democrático.    

Neste ambiente de autonomia e mantendo a prática estabelecida de forma contínua desde o início dos anos 1990, a UFRGS realizou uma consulta junto à comunidade acadêmica para a escolha da reitoria para o período de 2020-2024, pela primeira vez exclusivamente por meio virtual, alcançando a maior participação em toda a história da universidade. 
O Conselho Superior da UFRGS, por sua vez, acatou os resultados da consulta e apresentou uma lista tríplice encabeçada pela chapa vencedora segundo as normas vigentes, respeitando rigorosamente tanto a legislação federal quanto o Estatuto da Universidade.

Diante da veiculação na imprensa de informações sobre a possibilidade de que o governo federal venha a desrespeitar a ordem estabelecida na lista tríplice, nomeando os terceiros colocados na consulta à comunidade acadêmica, que obtiveram um percentual muito reduzido de votos comparativamente aos candidatos vencedores, gerou-se uma situação de apreensão, não apenas na comunidade universitária, mas também em entidades da sociedade gaúcha que reconhecem a UFRGS como um importante patrimônio científico e cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil.

A nomeação de uma reitoria que não conte com amplo reconhecimento de sua comunidade acadêmica representa uma afronta à autonomia da universidade e um risco de retrocesso na trajetória de avanços constantes na qualidade de suas atividades. 
A autonomia e a democracia interna da UFRGS devem ser respeitadas.

Porto Alegre, setembro de 2020

Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito

Também Assinam este documento:
Agência Livre da Informação, Cidadania e Educação – ALICE
Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE.BR
Associação Brasileira de ONGs – ABONG – Regional Sul 
Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO
Associação de Juristas pela Democracia – AJURD
Associação Brasileira de Juristas pela Democracia/RS – ABJD/RS
Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAM
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/RS – CTB
Central Única dos Trabalhadores/RS – CUT
Companhia de Solos & Bem Acompanhados
Escola de Cidadania – CAMP
Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS – FECOSUL
Federação dos Professores, Trabalhadores Técnicos e Administrativos e Auxiliares empregados em Estabelecimentos de Ensino – FETEESUL
Fórum Gaúcho de Saúde Mental – FGSM 
Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação – GEEMPA
Instituto de Estudos Jurídicos de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais – IDhES
Instituto Zoravia Bettiol
Rede de Artistas de Teatro de Porto Alegre – MOVE
Rede Nacional de Advogados e Advogadas Popular – RENAP 
Rede Unida
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – SINDJORS
Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – SINPRO
Sindicato dos Sociólogos do RS – SINSOCIÓLOGOS/RS
Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul – ADUFRGS Sindical

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

soberania

Conselho Popular propõe aos chefes do Brics criação de big tech pública de países do Sul Global; leia discurso de João Pedro Stedile

Neoliberalismo

‘As estruturas do Banco Mundial e do FMI sustentam um Plano Marshall às avessas’, diz Lula na reunião do Brics

Solidariedade

Presidente de Cuba se reúne com artistas e parlamentares no Rio de Janeiro

POR CESSAR-FOGO

Brics defende criação do Estado palestino e denuncia uso da fome como arma de guerra por Israel

CÚPULA NO BRASIL

Exportação, Mercosul e inteligência artificial: os assuntos de Lula com os países-membros do Brics

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.