Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Previdência

Apesar de adiamento, entidade não descarta manobra para votar reforma da Previdência

CUT e MST avaliam que governo não tem número suficiente para aprovar medida; mobilização deve se manter

13.dez.2017 às 19h21
São Paulo (SP)
Camila Salmazio
Os manifestantes se reuniram em frente a sede do INSS em São Paulo e caminharam até a Prefeitura Municipal

Os manifestantes se reuniram em frente a sede do INSS em São Paulo e caminharam até a Prefeitura Municipal - Júlia Dolce

Centrais sindicais e movimentos populares avaliaram o anúncio do adiamento da votação da reforma da Previdência, feito pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), na tarde desta quarta-feira (13) como uma vitória parcial, fruto de mobilizações que vêm ocorrendo ao longo dos últimos meses.

“Eu acho que demonstra que a nossa luta está surtindo efeito, o governo não conseguiu apoio necessário na sociedade e isso reflete no posicionamento dos parlamentares que, mesmo com a pressão e a chantagem do governo, a pressão dos empresários que financiaram esses deputados, eles não querem entrar nessa bola dividida”, avalia Douglas Izzo, presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP). 

Apesar do adiamento, Izzo não descarta uma possível manobra do governo golpista de Michel Temer (PMDB) para votar a medida ainda este ano. 

“Nós entendemos que o governo não tem os votos [necessários para aprovar a reforma], porque se tivesse, teria colocado em votação, mas, de qualquer forma, uma vez golpista, sempre golpista e nós temos que ficar de olho e atento”, afirma.

Durante entrevista coletiva concedida à imprensa, Jucá afirmou que “o mercado sabe que o governo está fazendo um esforço grande para ter o número, mas botará para votar a reforma no momento em que tiver os votos”.

Para Gilmar Mauro, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a declaração do líder do governo no Senado revela o interesse empresarial por trás da aprovação da medida. 

"Uma prova cabal de que o capital financeiro está por trás da reforma da Previdência e que as bancadas eleitas pelo capital financeiro são reféns hoje desses que os elegeram e, possivelmente, não colocarão recursos nas próximas campanhas", diz. 

Gilmar Mauro ainda ressalta a importância dos movimentos se manterem mobilizados.

"Então, nós temos que continuar preparados e mobilizados porque efetivamente esses fantoches do capital financeiro talvez queiram colocar de fato em votação no próximo período. Só a luta e a mobilização impedirá mais essa destruição de direitos no nosso país", reforça.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles discordou do posicionamento de Jucá e disse que o governo continua trabalhando para votar o texto que altera as regras para a aposentadoria o mais rápido possível. 

Mobilização

Nesta quarta-feira (13), a Frente Brasil Popular realizou ato em frente ao Instituto Nacional de Seguro Social de São Paulo (INSS), no centro da cidade, contra a votação da medida. 

A ação também faz parte da semana de mobilizações nacional realizada pela CUT. O adiamento da votação dificulta o cenário para o governo aprovar a proposta em 2018, na avaliação Douglas Izzo: 

“O ano que vem tem eleição e votar uma matéria tão explosiva e polêmica como essa, o governo vai ter mais dificuldade. De qualquer maneira, nós continuaremos em alerta e esse final de ano e início do próximo ano vai servir para a gente continuar a fazer todo um trabalho de esclarecimento das armadilhas que o governo tenta apresentar criminalizando e dividindo os trabalhadores, dizendo que servidores públicos são privilegiados.”

Os movimentos campesinos também marcaram presença na mobilização, mesmo com as alegações de que a atual proposta não afetaria a aposentadoria especial dos trabalhadores rurais. Para Cristerlei Knop, do MPA, o Movimento dos Pequenos Agricultores, os camponeses ainda seriam muito afetados pelas mudanças. Por esse motivo, o MPA vem realizando, há dez dias, uma greve de fome contra a aprovação da reforma.

"No início da greve, a proposta estava centralizada naquilo que o governo vinha mentindo nas mídias, dizendo que os trabalhadores rurais estavam fora quando, na verdade, ele tem em mãos uma emenda aglutinativa que transforma a contribuição dos camponeses em mensal e por, no mínimo, 15 anos. Ou seja, a gente tem dito que, da forma como está posta, a reforma pode tirar de, no mínimo, 70% dos agricultores da possibilidade de se aposentar", disse. 

O recesso parlamentar terá início no dia 23 de dezembro. A previsão é de que deputados e senadores retornem às atividades no início de fevereiro. Mas, de acordo do Jucá, pode ser que haja uma convocação extraordinária em janeiro para votar a reforma da Previdência. 

*Com colaboração de Julia Dolce

Editado por: Vanessa Martina Silva
Tags: frente brasil popularinssradioagênciareforma da previdência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Barco capturado

Itamaraty diz que ativistas sequestrados por Israel estão bem, mas destino é incerto, afirma coordenadora

TRAMA GOLPISTA

Ramagem nega monitoramento ilegal de ministros do STF pela Abin

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Encontros abertos debatem melhorias na rede de assistência social do Recife

GERAÇÃO DE RENDA

12ª Feira de Economia Popular Solidária destaca o protagonismo de mulheres negras em Porto Alegre

DEPORTADOS

Governo de Israel confirma que barco com Greta e Thiago Ávila foi levado até o porto de Ashdod

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.