Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Perfil

Itaércio Rocha, fundador do bloco de carnaval mais popular de Curitiba

Artista maranhense critica a falta de apoio do poder público para realização da festa

17.fev.2017 às 13h24
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h38
Brasil de Fato, Curitiba (PR)
Daniel Giovanaz
Itaércio se define como “artista elástico”: músico, bonequeiro e carnavalesco

Itaércio se define como “artista elástico”: músico, bonequeiro e carnavalesco - Itaércio se define como “artista elástico”: músico, bonequeiro e carnavalesco

Itaércio Rocha nasceu na ilha de Pedras, no Maranhão. O apelido, “ita”, significa pedra em tupi-guarani. E foi com uma pedra – na bexiga – que ele descobriu sua vocação: o carnaval.

Da varanda do hospital onde foi internado, aos dez anos, Itaércio assistiu de camarote a uma exibição do Tambor de crioula, dança praticada por descendentes de escravos nas festas populares maranhenses. “Prometi a mim mesmo que, se eu saísse de lá, brincaria carnaval para sempre”, conta, com os olhos marejados.

A pedra foi retirada da bexiga e a promessa, cumprida à risca: Itaércio tornou-se músico, bonequeiro, carnavalesco de mão cheia.

Depois de participar de folias em Olinda, São Luís e Rio de Janeiro, o multi-artista veio parar em Curitiba nos anos 90 para morar com o companheiro Odilio Malheiros. Logo que chegou, ouviu dizer que a festa era “fraquinha” por estas bandas: “O que faltava era a preparação, o pré-carnaval”, lembra. “A festa nunca acontece, assim, da noite para o dia”.

Aquela constatação foi a semente do bloco Garibaldis e Sacis, criado por Itaércio e um grupo de amigos em 1998. O bloco tornou-se o mais popular da cidade, e chegou a reunir 90 mil foliões no Largo da Ordem. Este ano, descentralizou a festa para outras regiões de Curitiba e da região metropolitana.

Resistência

Itaércio Rocha afirma que a Prefeitura nunca investiu um real para que o bloco fosse às ruas. Segundo ele, mesmo sem investimento direto, a gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT), de 2013 a 2016, “com todas as limitações”, foi a que mais reconheceu a importância do bloco. Porém, as chances de diálogo diminuíram com a eleição de Rafael Greca (PMN): “Eu preciso que o poder público ofereça, no mínimo, segurança para eu brincar”.

“Artista elástico”, como gosta de ser chamado, Itaércio garante que houve grandes carnavais antes de sua chegada a Curitiba. Ele menciona algumas fotografias do início do século XX em que aparecem “milhares de pessoas brincando na rua”, mas sugere que há poucos registros daquela época – e não é por acaso. “A tradição da elite curitibana sempre foi a de tentar matar o carnaval”, lamenta.

Essa resistência, segundo ele, tem caráter higienista. “Em que outro momento a população dos bairros e do Centro se junta para brincar junto, suar junto?”. O artista defende que o carnaval sempre é subversivo, porque mistura cores que aparentemente não combinam: “Tem uma certa Curitiba se acha mais europeia que o Nordeste, mas não sabe que a própria Europa foi beber nas formas e cores da África. Sem essa mistura, não existiria Picasso, nem Van Gogh, nem carnaval”. Nem Itaércio.

Editado por: Ednubia Ghisi
Tags: carnavalcuritiba
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Em Lábrea, falta de saneamento e clima extremo deixam população vulnerável a alagamentos e deslizamentos

ORGULHO LGBT+

Festival Rainbow Run celebra diversidade com esporte, feira cultural e shows em Porto Alegre

Desafios

‘É preciso aumentar os impostos dos super-ricos em todo o mundo’, diz Haddad em reunião do Banco dos Brics

MÚSICA POPULAR

‘Entre Lupis e Cartolas’ cria ponte Porto Alegre – Rio de Janeiro no Ecarta Musical deste sábado (5)

PODCAST DE FATO

Ameaça de guerra nuclear: cientista político analisa os conflitos no Oriente Médio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.