Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Imunização

Veja como será o Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre

Segundo o Executivo municipal as primeiras 50 mil doses serão suficientes para 25 mil pessoas da demanda prioritária

19.jan.2021 às 15h33
Porto Alegre
Redação

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre o objetivo é a aplicação de 600 mil doses à medida que os imunizantes cheguem à Capital - Foto: Alex Rocha/PMPA

Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Porto Alegre apresentou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, que iniciará com a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceira com o Laboratório Sinovac. Com o recebimento das 50 mil doses, por parte do governo do estado, a quantidade será capaz de imunizar 25 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário. 

O governo municipal reconhece que o quantitativo não será suficiente para encerrar a primeira etapa da vacinação, por isso priorizará idosos que residem em instituições de longa permanência e profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus, que trabalham em UTIs de hospitais. O objetivo é a aplicação de 600 mil doses à medida que os imunizantes cheguem à Capital.

“A cidade está preparada para a vacina. Acreditamos que este é o caminho para salvar vidas e a economia. A vacina reduz a mortalidade e o agravamento da doença, mas não a transmissão. Por isso, é fundamental que a população siga respeitando as medidas de distanciamento e prevenção”, afirmou o prefeito Sebastião Melo. Ele destacou que a prefeitura seguirá rígida na fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários e está alinhada com a região Metropolitana e o governo do estado no enfrentamento à pandemia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a vacinação na Capital será realizada em quatro etapas, sendo que na primeira atenderá profissionais da saúde da linha de frente, idosos que vivem em instituições de longa permanência, idosos acima de 75 anos, indígenas e quilombolas. “Pedimos a compreensão da população para que não vá a unidades de saúde em busca da vacina. A campanha será por fases e atenderá inicialmente esses grupos prioritários”, pontuou. As próximas etapas dependerão de detalhamento do Plano Nacional de Vacinação.  

Ainda na segunda-feira, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fizeram reuniões de alinhamento com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; o secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19 de Porto Alegre, Renato Ramalho; e representantes de hospitais, forças de segurança e capacitação das equipes de Atenção Primária. Também nesta segunda-feira, a SMS recebeu as carteiras de vacinação contra a covid-19, onde serão registrados, além dos dados pessoais das pessoas imunizadas, as datas da primeira e segunda doses, lotes, laboratório e local de vacinação. 

Já nesta terça-feira (19), começa a distribuição das vacinas e insumos direcionados às equipes de vacinação extramuros – servidores da SMS que atendem em locais externos, como lares de idosos e clínicas geriátricas. Também haverá uma capacitação em hospitais para aplicação do imunizante em seus profissionais que atuam em UTIs. Eles serão vacinados nos próprios locais de trabalho.

Os idosos em instituições de longa permanência (ILPIs), pessoas com deficiências, acamados, indígenas e quilombolas serão imunizados por equipes da SMS, que irão até os locais onde eles estiverem, mediante agendamento. "A prefeitura alinhou a estratégia de segurança para o deslocamento e armazenamento das doses, que contará com apoio da Guarda Municipal, da Brigada Militar e do Exército”, diz o secretário municipal Renato Ramalho.

Estratégias – A campanha de vacinação começará sem doses disponíveis em postos de saúde. À medida que Porto Alegre for recebendo mais doses, os locais para oferta serão definidos, até alcançarem 24 postos. A SMS também fará parcerias com redes privadas de farmácias e montará drive-thrus para atendimento. As estratégias serão definidas semanalmente, conforme a ampliação do público-alvo e a chegada de novas remessas.

Veja abaixo como será a vacinação por fases

FASE 1

Público-alvo: pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições para idosos; trabalhadores da Saúde; população indígena; população quilombola e idosos acima de 75 anos

Estimativa: 163 mil pessoas

Detalhes da FASE 1 (estimativa de 25 mil pessoas)

Demanda programada (primeiro recebimento de doses):

Profissionais de UTIs dos hospitais (cerca de 14.500 pessoas) – aplicação pelos próprios hospitais

Instituições de longa permanência de idosos (ILPI), pessoas com deficiências, acamados e quilombolas (cerca de 10 mil pessoas) – aplicação por equipes de vacinação externa da Secretaria Municipal de Saúde

Indígenas acima de 18 anos – aplicação por equipes de vacinação externa da Secretaria Municipal de Saúde

Demanda espontânea apenas para os públicos acima (em 24 unidades de referência – no segundo recebimento de doses):

Profissionais dos pronto-atendimentos e unidades de saúde 
Idosos acima de 75 anos 
Demais profissionais da Saúde

FASE 2

Público-alvo: Pessoas entre 60 e 74 anos de idade

Estimativa: 149 mil pessoas

FASE 3

Público-alvo: Pacientes com comorbidades

Estimativa: 192 mil pessoas

FASE 4

Público-alvo: trabalhadores da Educação; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; população em situação de rua; pessoas com deficiência permanente severa; transportadores rodoviários de carga; trabalhadores do transporte coletivo.
Estimativa: 140 mil pessoas

Situação do coronavírus em  Porto Alegre 

A capital gaúcha é a cidade com o maior número de pessoas infectadas e de óbitos. Até o momento 84.509 porto-alegrenses já foram infectados com o novo coronavírus, e 2.024 vítimas fatais. 

*Com informações da Assessoria da Prefeitura de Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

articulação inédita

Conselho Popular do Brics inicia encontro no Rio para pressionar chefes de Estado por escuta permanente dos movimentos

Venenos agrícolas

Agrotóxicos em lavouras de fumo causam intoxicação de trabalhadores e poluem rios no interior de SC

Artigo

O labirinto do Brasil por ser

‘ROMPA COM ISRAEL’

Bancada de esquerda na Câmara do Recife promove evento em defesa do povo palestino, nesta sexta (4)

Imagens da Revolução

Mostra no Cine Brasília celebra pioneirismo de Sara Gómez, primeira cineasta cubana

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.