Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

escassez de oxigênio

Ao vivo: ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, depõe na CPI da Covid

Senadores devem questioná-lo principalmente sobre a crise de oxigênio no estado, em janeiro deste ano

15.jun.2021 às 09h00
São Paulo (SP)
Caroline Oliveira

Campêlo foi secretário de Saúde do Amazonas durante o colapso no sistema de saúde amazonense, devido à escassez de oxigênio nos hospitais da região - Governo do Estado do Amazonas

Nesta terça-feira (15), os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia escutam o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo, que deve ser questionado principalmente sobre a crise de oxigênio no estado, que levou pelo menos 23 manauaras a óbito. 

A convocação do ex-secretário foi solicitada pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Alessandro Vieira (sem partido-SE). Para Rogério, a presença de Campêlo é importante para que o mesmo esclareça os acontecimentos "no tocante ao colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano” bem como à fiscalização dos recursos federais por estados e municípios em relação ao combate da pandemia de covid-19.

Por sua vez, Vieira espera que Campêlo explique “todas as circunstâncias relativas ao colapso da saúde na capital amazonense no início do ano, especialmente com relação à falta de oxigênio e à atuação dos gestores públicos para a resolução da crise”. 

::PF acusa desvio de R$ 22, 8 mi para o combate à pandemia no AM e prende seis::

Campêlo foi secretário de Saúde do Amazonas durante o colapso no sistema de saúde amazonense, devido à escassez de oxigênio nos hospitais da região. No dia 1 de junho, no entanto, foi preso pela Polícia Federal no âmbito da Operação Sangria, e cinco dias depois pediu a exoneração do cargo.

Segundo o senador Eduardo Braga (MDB-AM), em entrevista à GloboNews, o depoimento de Campêlo deve ser esclarecedor em relação à crise de oxigênio, colocando-se a si mesmo ou então o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em contradição. 

Antes de Pazuello ser ouvido pelos senadores na CPI da Pandemia, o Ministério da Saúde mudou três vezes a data em que recebeu a informação sobre a crise de oxigênio em Manaus, no estado do Amazonas, das autoridades locais. Na CPI da Covid, Pazuello disse que foi informado sobre a crise no dia 10 de janeiro, quatro dias de o sistema de saúde do município colapsar.

“Fiquei sabendo no dia 10 [de janeiro] à noite, em uma reunião com o governador [de Manaus, Wilson Lima] e o secretário de Saúde. Chegamos no dia 10, no dia 11 abrimos o Centro Integrado de Coordenação e Controle e na sequência, no dia 12, começaram a chegar as aeronaves trazendo mais oxigênio", disse o ex-ministro aos senadores, na CPI.

No dia 18 de janeiro, durante entrevista coletiva, Pazuello disse que foi informado no dia 8 de janeiro. Em 28 de janeiro, a data mudou para o dia 17 de janeiro. Então, no dia 4 de fevereiro, a data mudou para o dia 10 de janeiro, em depoimento à Polícia Federal em Brasília.

Segundo um inquérito do Ministério Público que trata do caso de Manaus, que está sob sigilo, o Ministério da Saúde foi informado no dia 8 de janeiro sobre a iminente escassez de oxigênio na capital do Amazonas, de acordo com a intervenção do senador Humberto Costa (PT-PE). A informação se baseia em um documento oficial entregue ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU), assinado pelo Advogado-Geral, José Levi.

Assista o depoimento ao vivo pelo canal do Youtube do Brasil de Fato:

 

Acompanhe os destaques do depoimento de Campêlo pelo Twitter do Brasil de Fato:

CPI da Covid – Curated tweets by brasildefato

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: amazonascriseeduardo pazuello
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

acabou

Está decidido: STF define que plataformas devem ser responsabilizadas por conteúdos de usuários

DECISÃO DO CONGRESSO

Derrubada do IOF poupa ricos e pode acarretar cortes de gastos com mais pobres

SOMOS ALVO?

Países com programas nucleares para fins energéticos não correm risco de ataques, dizem analistas

EMPRESAS ESTRATÉGICA

Qual é a importância da Copasa e da Cemig e por que privatizar é um erro? 

CASA GARANTIDA

No Moinho, Lula fala em reparação e justiça e critica atuação do governo Tarcísio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.