O grito de Fora Bolsonaro foi emitido milhares de vezes nas ruas de João Pessoa e da Paraíba. Tudo isso no dia que o Brasil atingiu a triste marca de 500 mil mortes por Covid-19.
O Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro fez amanhecer as cidades com muita movimentação. No estado da Paraíba, as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Monteiro realizaram manifestações. Algumas optaram por realizar carreatas, outras, carreta e caminhada, caso da capital paraibana, e outras, apenas a caminhada. O fato é que, mesmo com cuidado e temendo o coronavírus, o povo foi às ruas porque o presidente é mais perigoso que o vírus.
Por causa do descaso do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) em tomar as medidas necessárias para enfrentar a pandemia que parou o mundo, movimentos populares, sindicatos e partidos de oposição que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e a campanha Fora Bolsonaro voltaram às ruas neste sábado (19) pedindo o impeachment do presidente, a vacinação imediata, a volta do auxílio emergencial de R$ 600 enquanto durar a pandemia, além de denunciar a venda de todos os serviços públicos do Brasil, como a privatização da Eletrobras, Correios e do saneamento brasileiro. #ForaBolsonaro e “vacina no braço, comida no prato” são as palavras de ordem que resumem o espírito das manifestações nas ruas e nas redes sociais.
Veja como foram os atos nas cidades da Paraíba.
João Pessoa
A organização dos atos reforçou a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool 70 e do distanciamento social, de modo a coibir a disseminação do novo coronavírus. Mais do que um equipamento de proteção, a máscara virou símbolo de política, e por isso várias manifestações foi ditas com: "Não tire a máscara, tire o Bolsonaro" e reuniu em torno de 4 mil pessoas e 300 carros na carreta.
Ato em João Pessoa/ Rama Dantas.
Em João Pessoa, a concentração foi no Lyceu Paraibano. Desde às 9h da manhã, as pessoas se concentravam para caminharem em direção ao Ponto Cem Réis, mas não só. Logo após da caminhada, uma carreata imensa mostrava a indignação do povo paraibano com o governo Bolsonaro (Sem partido).
Carreata em João Pessoa. / Hugo Yuri
Chegada da Carreata no Ponto Cem Réis. / Hugo Yuri
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar a intenção de editar um decreto liberando o uso do equipamento .Os países que abandonaram a obrigatoriedade das máscaras só o fizeram após avanços significativos na vacinação, com redução no número de casos e mortes.
Faixa Fora Bolsonaro / Heloisa de Sousa
Foto aérea da faixa Fora Bolsonaro, ainda na concentração. / 19J
A cantora Nathalia Bellar também participou do ato e disse ao presidente Bolsonaro (Sem Partido) que "pedir respeito não provoca dor", veja:
Campina Grande
Em Campina Grande, a concentração foi na Praça da Bandeira e depois saíram em caminhada até o Açude Velho.
Ato em Campina Grande. / Bianca Liège e Iury Pradan
Ato em Campina Grande. / Bianca Liège e Iury Pradan
MST presente no ato de Campina Grande. / Bianca Liège e Iury Pradan
Batucada do Levante Popular da Juventude em Campina Grande. / Bianca Liège e Iury Pradan
Cajazeiras
Em Cajazeiras, a concentração foi na Praça das Oiticicas. Os manifestantes também saíram em caminhada pelas ruas da cidade.
Em Cajazeiras neste 19J. / Laurecy Penaforte
Em Cajazeiras. / Laurecy Penaforte
Na cidade de Cajazeiras neste 19J. / Laurecy Penaforte
Manifestantes em Cajazeiras. / Laurecy Penaforte
Manifestantes afirmando que "a ciência salva vidas". / Reprodução
Monteiro
Na cidade de Monteiro aconteceu uma Carreata que se concentrou no Portal e percorreu as ruas da cidade. Confira a seguir a concentração:
Veja o vídeo a seguir de como foi a carreata em Monteiro:
Patos
Teve ato com concentração em frente aos Correios, logo cedo da manhã, às 8h30.
Em Patos, protesto foi em frente aos Correios. / Reprodução
Ato em Patos neste 19J. / Reprodução
Protesto na cidade de Patos. / Carlinhos Poeta