Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Mobilizações

7 de setembro será dia de protestos em Curitiba

‘Fora Temer’ e Grito dos Excluídos convocam população a ocupar as ruas e praças públicas nesta quarta-feira

01.fev.2020 às 17h48
Curitiba (PR)
Camilla Hoshino
“É hora de unificar e resistir, ocupar ruas e praças públicas”, convoca o estudante de Direito e integrante do CWB contra Temer, Thiago Régis

“É hora de unificar e resistir, ocupar ruas e praças públicas”, convoca o estudante de Direito e integrante do CWB contra Temer, Thiago Régis - “É hora de unificar e resistir, ocupar ruas e praças públicas”, convoca o estudante de Direito e integrante do CWB contra Temer, Thiago Régis

Parece que neste ano o descanso do feriado do 7 de setembro, data em que se celebra a “Independência” do Brasil, ficará em segundo plano em Curitiba. Além do tradicional Grito dos Excluídos, que chega a sua 22ª edição, mais um ato ‘Fora Temer’ promete tomar as ruas da capital paranaense. O ato é convocado pela articulação CWB Contra Temer, que já organizou cerca de dez manifestações de resistência ao golpe, três delas após a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, por decisão do Senado, no dia 31 de agosto. 

De acordo com o estudante de Direito e integrante do CWB contra Temer, Thiago Régis, a resistência ao golpe puxada pela organização será, primeiramente, nas ruas. “Mas queremos ir além, promovendo assembleias, trabalho de base e criando núcleos nas faculdade para fomentar o debate”, afirma. Para o militante, é essencial a presença de outros movimentos nos atos. “É hora de unificar e resistir, ocupar ruas e praças públicas”. 

Os atos ‘Fora Temer’ de terça (6) e quarta-feira (7) estão previstos para às 18h, na Praça 19 de Dezembro, no centro de Curitiba. A mobilização do dia 6 também é organizada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. 

Ações diretas

Em relação às ações diretas promovidas por alguns participantes dos protestos e que têm gerado polêmicas na grande mídia e entre os próprios manifestantes, Thiago explica: “Não é algo que a organização apoie, mas não cabe a nós coibir. Prezamos por uma passeata passiva, sem depredações, mas temos que fazer escrachos de alguma forma, seja com jograis ou pinturas em frente a pontos importantes, dentro da legalidade”. 

Rafael Alves, também integrante do CWB contra Temer, complementa que, apesar de não incentivarem as ações diretas, é preciso ter respeito com as ideologias. “Tem que ser pensado que o golpe, o vandalismo e a falta de moral e ética é do governo com a gente e não da gente contra o governo”, opina. 

As manifestações ‘Fora Temer’ tem sido convocadas pelas redes sociais e contam com a presença de milhares jovens, em sua maioria. Apesar disso, outros movimentos garantem que irão se somar ao protesto, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocupa a sede do Incra contra o golpe e por reforma agrária desde a manhã desta segunda-feira (5). 

Grito dos Excluídos

Centenas de cidades em pelo menos 24 estados pelo Brasil organizam o Grito dos Excluídos, um processo político que tem como compromisso estar a favor de pessoas historicamente oprimidas e excluídas da sociedade brasileira, refletindo o tipo de independência que existe no país.

Com o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada e mata” e o tema “Vida em primeiro lugar”, milhares de pessoas saem às ruas para denunciar violações de direitos. Em Curitiba, a mobilização será realizada na Paróquia São Benedito, no Capão da Imbuia, a partir das 8h30.  

Após a concentração, haverá uma caminhada até a Associação Solidários pela Vida – Sovida, instituição que trabalha com pessoas com o vírus HIV. Durante paradas ao longo do trajeto, diferentes mazelas que afetam a sociedade serão denunciadas, como as relacionadas à saúde e segurança, entre outros assuntos. Ao longo da semana, rodas de conversa com diferentes temáticas serão realizadas em diferentes bairros da cidade.

*Colaborou Franciele Petry Schramm

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mobilização

Moradores de Jardim Pantanal e outros bairros protestam em SP contra remoção de 4 mil famílias

Em solo francês

Lula diz que Brasil aumentará área marítima protegida

SOLIDARIEDADE

Ato em Brasília exige libertação de ativistas da Flotilha da Liberdade sequestrados por Israel

12h

Enfermeiros do DF paralisam atividades por 12 horas em protesto por melhores condições de trabalho

opinião

Por que a parceria do Rio com a China é estratégica para o futuro do estado?

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.