Nos dias 1º e 2 de julho acontece o Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal – Saúde, Política e Mercado da Maconha no Brasil. O evento será online, gratuito e contará com a participação de pacientes, profissionais da saúde, políticos, advogados, representantes de associações, empresários, ativistas e especialistas do Brasil e do exterior.
O fórum contará com cinco mesas de debates e uma palestra magna: Efeitos da Descriminalização das Drogas em Portugal – ministrada pelo diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências de Portugal, João Goulão, o principal responsável pela descriminalização das drogas em Portugal.
A mesa de abertura será no dia 1 de julho, às 9 horas, com o tema: Criminalização, Usos e Legislação da Cannabis Medicinal. O idealizador do evento, deputado estadual Goura (PDT/PR), vai mediar a mesa, que contará com a participação dos deputados federais Luciano Ducci (PSB/PR) e Paulo Teixeira (PT/SP).
Também participarão da abertura a socióloga e coordenadora da Iniciativa Negra, Nathália Oliveira; o psicólogo e ex-presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis no Uruguai, Augusto Vitale; o neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro; e a advogada, ativista e coordenadora-executiva da APEPI (Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal), Margarete Brito.
Caminho sem volta
O deputado Goura avalia que a regulamentação da cannabis medicinal é um caminho sem volta, uma vez que pesquisadores e pacientes descobrem a cada dia novos usos, levando alívio e esperança a milhares de pessoas.
“Na política, projetos de lei são discutidos e avançam em parlamentos de todo o Brasil, inclusive por políticos e partidos vistos como conservadores. Na economia, o mercado da cannabis cresce rapidamente, com empresários de diversos setores investindo no imenso potencial de produção brasileiro. É fato que a regulamentação vai trazer benefícios a toda a sociedade”, ressalta.
Transmissão
A transmissão do Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal será feita pelos canais do Brasil de Fato Paraná, do Mandato Goura e da Assembleia Legislativa do Paraná.
O evento é aberto e as inscrições podem ser feitas online.
O evento será realizado pelo Mandato Goura com a parceria do Nied-UFPR (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Drogas da UFPR), da Associação Brasileira de Cannabis Medicinal – Santa Cannabis, da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas – REFORMA, da Marcha da Maconha – Curitiba, da Plantando a Paz Produções, da Reaja – Soluções Calorimétricas, da Cannabis Monitor e da Associação Canábica Norte Paranaense (ACAMPA).
Programação
Todas as mesas contarão com a mediação do deputado Goura, que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa e é autor do projeto de lei PL 962/2019, que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CDB) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes de transtornos de saúde.
Abaixo, confira a programação completa.
Dia 01/07
Mesa 1 | Abertura: criminalização, usos e legislação da cannabis no Brasil | 01/07 | 09h – 12h
Margarete Brito – Advogada, mãe da Sofia e Coordenadora-executiva da APEPI.
Luciano Ducci – Dep. Federal
Paulo Teixeira – Advogado, deputado federal (PT-PR) e presidente da Comissão Especial do #PL399/2015
Nathalia Oliveira – Socióloga e coordenadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas
Augusto Vitale – Sociólogo e ex-presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis do Uruguai
Sidarta Ribeiro – Neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Talíria Petrone – Professora, deputada federal (PSOL-RJ) e integrante da Comissão Especial do #PL399/2015.
Goura – Filósofo, deputado estadual (PDT-PR) e autor do #PL962/2019.
Mesa 2 – Cannabis e saúde | 01/07 | 14h – 16h
Melissa Vicentini – Ativista antiproibicionista, diretora na Associação Maconha e Saúde – Satiba e mãe do Pedro de 12 anos, paciente de cannabis medicinal
Dra. Paula Dall'Stella: especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e pós-graduada em Neuro-oncologia, trabalha com medicina funcional e é pioneira na prescrição de cannabis medicinal no Brasil. (CRM: 128.122/SP)
Renan Abdalla – Médico prescritor de cannabis e Presidente da Clínica Renasce (CRM: 42232/PR)
Maria Letícia – Médica, vereadora de Curitiba (PV-PR) e autora do #PL 33/2020 (CRM: 9920/PR)
Rúbia Maria Weffort de Oliveira – Farmacêutica e pesquisadora do Laboratório de Isquemia Cerebral e Neuroproteção da UEM
Pedro Pierro Neto – Médico neurocirurgião e um dos pioneiros na prescrição de cannabis medicinal no Brasil. (CRM: 102.283/SP)
Renato Filev – Neurocientista, coordenador científico na Plataforma Brasileira de Política de Drogas e membro da Associação Cultive.
Marcelo Kimati – Psiquiatra, professor da UFPR, ex-Diretor de Políticas Sobre Drogas de Curitiba e Coord. Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Drogas (NIED/UFPR)
Mesa 3 – Mercado da cannabis – 01/07 | 19h – 21h
Andrea Bezmertney – Engenheira Genética, Cofundadora, Diretora de Comunicação e Coordenadora do GT de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da ABICANN (Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis)
Jorge Augusto Callado Afonso – Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR
David Peixoto – Sócio-Administrador e Diretor de Marketing da Pucmed, empresa de cultivo de cannabis medicinal do Uruguay e parceira na transferência de tecnologia com o TECPAR
James Kava – Químico e Sócio fundador do REAJA Soluções Colorimétricas
Pedro Nicoletti Motta – Especialista em processos produtivos de cannabis medicinal. Fundador e presidente da Associação Cannativa (México)
Poliana Rodrigues – Fundadora da Blazing Beauty – empresa de cosméticos a base de hemp
Maria Eugenia Riscala – Cofundadora e CEO na Kaya Mind, a primeira empresa de inteligência de mercado para a cannabis e segmentos afiliados
Luna Vargas – Antropóloga, educadora canábica e fundadora da InFlore, atua na indústria da cannabis no Canadá.
Dia 02/07
Mesa 4 – Associações e ativismo – 02/07 – 9h
Mauro Leno – Cientista social, mestre em Antropologia social, antiproibicionista e membro do Coletivo Marcha da Maconha Curitiba
Henrique Carneiro – Doutor em História Social e professor da Universidade de São Paulo, autor do livro “Drogas: A história do proibicionismo”
Monique Prado – Doutoranda em Ciências Sociais pela UFJF e assessora parlamentar na área de política de Drogas (ALERJ)
Sergio Vidal – Antropólogo do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos da UFBA. Autor do livro "Cannabis Medicinal: Introdução ao cultivo indoor"
Maria Aline – Doutoranda em Engenharia Elétrica pela UNESP e vice-diretora da SATIBA. Mãe do Victor, paciente que faz uso de maconha medicinal para tratamento de autismo e epilepsia refratária de difícil controle e autismo
Luciano Lima – Cofundador e Gerente da Associação Brasileira de Cannabis Esperança – ABRACE Esperança
Mariana German – Advogada Criminalista, militante antiproibicionista e Diretora da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (REFORMA)
Raoni Molin – Presidente da Associação Canábica Norte Paranaense (ACANPA) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Alto Paraná e Região.
Mesa 5 – Palestra Magna com o Dr. João Goulão – Efeitos da descriminalização das drogas em Portugal – 02/07 – 14h
João Goulão – Médico e atual coordenador nacional de medicamentos para Portugal, um dos responsáveis pela atual política de drogas de Portugal.
Mesa 6 – Encerramento: A urgência da regulamentação – 02/07 – 19h
Carlos Minc – Deputado Estadual (PSB-RJ) e autor do #PL174/2019
Cidinha Carvalho – Mãe de Clárian e Diretora fundadora da Associação Cultive – Associação de Cannabis e Saúde
Pedro Sabaciauskis – Presidente da Santa Cannabis, diretor de comunicação da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (FACT), colunista do Sechat, empresário e ativista
Pérola Sanfelice – Historiadora, professora e mãe da Pétala (paciente medicada com Cannabis Medicinal).