Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Saúde

PANDEMIA

Quatro hospitais anunciam lotação e suspendem atendimentos em Montes Claros (MG)

Prefeitura estendeu toque de recolher e adiou volta às aulas; 70% dos leitos de UTI estão ocupados no município

02.mar.2021 às 16h25
Belo Horizonte
Redação

A última atualização do IntegraSUS informa que no Ceará já foram confirmados 418.072 casos de covid-19 com um total de 11.143 óbitos. - Foto: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará

Em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, quatro hospitais estão lotados e atingiram o limite da capacidade para atendimento de pacientes com sintomas gripais ou diagnosticados com covid-19.

A cidade, segundo o boletim divulgado pela prefeitura na última segunda-feira (1º), possui 18.997 casos positivos da doença e registra 292 mortes.

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) informou, nesta terça-feira (2), que atenderá apenas urgências, como forma de garantir a assistência necessária aos pacientes que já estão sob cuidado do hospital.  

Na segunda (1º), o Hospital Aroldo Tourinho também anunciou que interrompeu temporariamente novos atendimentos relacionados à covid-19.

No último dia 25, a Santa Casa de Montes Claros havia comunicado que também chegou ao limite de capacidade, suspendendo o atendimento a pessoas com sintomas gripais, tanto pelo SUS quanto por convênios particulares.

Em seguida, foi a vez do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro informar que está lotado e que o atendimento a novos pacientes será retomado após a regularização da situação.

De acordo com último levantamento divulgado pela Prefeitura de Montes Claros, 70% dos leitos de UTI do município estão ocupados, enquanto a ocupação dos leitos de enfermaria do município chega a 93%.

A macrorregião Norte de Minas Gerais apresentou piora nos indicadores que medem a evolução da pandemia e regrediu para a onda vermelha, considerada a mais restritiva do plano elaborado pelo governo estadual.

Na última semana, o número de casos da doença no estado aumentou 4,5%, enquanto o número de óbitos cresceu 5,1% no mesmo período.

Vacinação

O município aplicou a primeira dose da vacina em 13.965 pessoas, e a segunda em 6.056. A partir desta quarta (3), idosos com mais de 80 anos podem se vacinar no esquema “drive thru”, no estacionamento do Montes Claros Shopping. É necessário levar documento de identificação e comprovante de residência.

Novas medidas

Na quinta (25), o decreto municipal nº 4.176 impôs novas regras de prevenção à covid-19. Durante dez dias, fica proibido o funcionamento de quaisquer atividades econômicas, assistenciais, culturais e religiosas no período entre as 22h e às 5h.

O decreto ainda proíbe o funcionamento de supermercados, bares, restaurantes e lojas de conveniência no período entre 21h30 e 6h. A circulação de pessoas e veículos fica proibida entre 22h30 e 5h, exceto em casos de situações inadiáveis ou urgentes.

“Este é um momento crucial para a nossa cidade", destacou o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves. "O importante é que a população ajude respeitando as medidas para que possamos reverter a atual situação”.

Aulas adiadas

A prefeitura prorrogou a volta às aulas para 22 de março, data fixada para o retorno das atividades presenciais nas instituições estaduais, federais e privadas.

Antes, o decreto municipal nº 4.169 definia o dia 4 de março para volta às aulas, além de estabelecer regras como monitoramento da temperatura corporal das pessoas, distanciamento mínimo, uso de máscara, higienização das mãos e instalações, e proibição de eventos que podem gerar aglomeração, como festas e assembleias.

Editado por: Elis Almeida e Poliana Dallabrida
Tags: covid-19ocupação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Guerra no Oriente

Conflito entre Israel e Irã pode afetar preço dos combustíveis no Brasil, aponta economista

Alerta digital

Maior vazamento de logins expõe 16 bilhões de dados; casos devem aumentar e muitos nem vêm a público, diz especialista

DIPLOMACIA

Israel e Irã trocam acusações no Conselho de Segurança da ONU; reunião termina sem resoluções

Escalada no Oriente

Sem solução diplomática para conflito entre Irã e Israel, professor vê risco de guerra mundial

Deu ruim

Desabamento de lixão contamina rios em Padre Bernardo, entorno do DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.